• Anne Lieri

  • Anne Lieri

  • Anne Lieri

  • Evanir Garcia

  • Jonas Sanches

  • Franciangela

  • Nato Matos

08/10/2010

O lado bom da raiva




O LADO BOM DA RAIVA
( Anne Lieri)

Apesar do senso comum,de que a raiva é um defeito do ser humano,ela tem seu lado bom.

A raiva é um impulso do ser humano que,ao sentir-se atacado,defende-se.

É um estado de alerta para proteção,faz enfrentar as dificuldades,ativa nossos desejos de realização,encoraja-nos a viver socialmente e estimula a defesa e fuga em situações de risco.

A criança precisa expressar sua raiva para aprender a defender-se e não se tornar um adulto medroso e passivo.

Castigar a criança quando ela demonstra sua agressividade,pode fazer com que ela cresça um adulto isolado,sem saber controlar suas emoções,somatizando doenças em seu corpo físico e emocional,com predisposição ao suicídio,a culpa,histeria,fobias e problemas sexuais.

Canalizar a raiva para esportes,artes,trabalhos voluntários é uma boa atitude.

Porisso,da próxima vez que seu filho ou filha destruir um objeto,quebrar um brinquedo ou amassar aquele seu trabalho importantíssimo,lembre-se de oferecer a ela material adequado para descarregar essas emoções.

Brinquedos de montar,de bater,de construção e descontrução,tintas,pincéis,lápis de cor,papéis variados,cola,tesoura sem ponta,massa de modelar:são algumas das coisas que ela poderá dar vazão a essa agressividade,sem se machucar e nem ofender ninguém.

Bater,cortar,quebrar,montar,desmontar,amassar,destruir,faz parte do aprendizado de uma criança e,assim ela irá defender-se na vida cada vez que fizerem o mesmo com ela!



2 COMENTÁRIOS:

chica

Que texto legal e importante,Anne!verdadeiro! um beijo ,tudo e bom,chica

Dora Regina

Muito legal, ainda acho que o esporte é a melhor opção, libera toda energia que está em excesso e ao mesmo tempo a criança terá uma reeducação de comportamento.
Parabéns pelo blog!
Um abraço!

Photobucket

Compartilhe