• Anne Lieri

  • Anne Lieri

  • Anne Lieri

  • Evanir Garcia

  • Jonas Sanches

  • Franciangela

  • Nato Matos

17/05/2011

Recanto entrevista Maga Lieri




RECANTO ENTREVISTA MAGA LIERI
(Anne Lieri)
                                          
Nossa entrevistada de hoje estará dia 19/05 às 21:30h no Café Paon em São Paulo (Av. Pavão, 952 - Moema).

Quando criança achava que todas as crianças sabiam tocar violão!

Nasceu em São Paulo e começou sua carreira com 14 anos ao lado de Tom Zé e Regina Machado.

Na infância curtia “ A lua e eu” de Cassiano...





Vou deixar que vocês desvendem os mistério da cantora Maga Lieri,nossa entrevistada de hoje!
Continue lendo...




PASSEI A INFANCIA OUVINDO MEU PAI TOCAR PIANO...

Recanto.- Fale um pouco de como a música entrou na sua vida.

Maga – Minha família é muito musical. Passei a infância ouvindo meu pai tocar piano. Minhas irmãs  mais velhas tocavam violão e cantavam o dia inteiro. Então, comecei a tocar aos 8 anos de idade e tinha certeza que todas as crianças sabiam tocar violão...pra mim era uma coisa natural.

Maga em familia: Rafael (sobrinho),Leninha (amiga),Miriam (irmã),Maga, Anne (irmã) e Carlos (cunhado).

Recanto- Como começou a carreira musical?

Maga- Aos 14 anos fui convidada pela minha prima Regina Machado, na época com 16, pra fazer backing vocal para o Tom Zé que iria gravar um disco infantil. Fui. Ele adorou e convidou a gente pra ficar na banda. Foi meu baile de debutante...rs

“A LUA E EU " FOI O PRIMEIRO CD QUE COMPREI...


Recanto- Teve alguma influencia musical marcante? Qual?

Maga- Na infância o que eu mais amava era Cassiano. “A lua e eu” era a preferida e foi o primeiro disco que comprei na vida. Além dele, amava Tim Maia, Hyldon e Dafé que ouvia direto nas rádios. Mais tarde, já adolescente, os mineiros do Clube da Esquina foram os mais marcantes.

LETRA E MÚSICA TUDO CHEGA AO MESMO TEMPO...

 Maga e uma de suas primeiras bandas.

Recanto- Você é compositora.Qual seu forte: letra ou música? O que surge primeiro?

Maga- Às vezes ganho uma letra, como é o caso de Sem Álibi (letra de Salloma Salomão) e Kiss Me (letra de Osmar Santos Jr.), outras vezes ganho a música, no caso de Cadê (música de Marcelo Tai) ou Sotaque Samba Soul (música de Jefferson Caetano). Quando faço letra e música tudo chega ao mesmo tempo. Não sei escrever letra sem música ou fazer música sem letra, mesmo que cantarole qualquer bobagem primeiro e depois pare pra fazer a letra definitiva, como é o caso de Happy End Virtual, Tira o Sono, Beijo beijo beijo etc.

Maga com Saloma Salomão no Sesc Ipiranga.

MEU TIPO DE SOM ENCONTRA PRECONCEITO DA MIDIA...

Recanto- Quais as dificuldades que um artista encontra para seguir a carreira musical hoje? A música funk/ soul tem mais espaço na mídia na sua opinião?

Maga- Hoje os espaços para a música autoral são mínimos. Para um artista conseguir sucesso com suas próprias músicas ele precisa de um caminhão de dinheiro para a divulgação do trabalho. As casas noturnas preferem colocar artistas que façam músicas conhecidas pras pessoas dançarem. O meu tipo de som, por incrível que pareça, encontra muita resistência e até preconceito por parte da mídia. Alguns acham sofisticado demais, outras popular demais. A gente ouve de tudo. Vai entender...Por isso, faço o meu som, do meu jeito e não dou muita bola pra torcida ou não consigo fazer música.

Maga e banda.

Recanto- Seria legal a volta dos festivais para auxiliar os novos talentos de hoje?

Maga- Ainda existem festivais fortes e de alto nível no interior, como o de Avaré, por exemplo. Acho super válido. Eu não participo porque não gosto do clima de competição. Nunca fui ligada aos esportes...rs

A MPB É RICA E BONITA,MAS POUCO VALORIZADA...



Recanto- O que você acha da música brasileira hoje? Que nome está chamando a sua atenção, o que você gosta de ouvir?

Maga- Como tenho um programa musical de entrevistas acabo conhecendo muita gente nova e posso destacar Lia Cordoni e Almir Serra como artistas novos maravilhosos. A música brasileira continua muito bem obrigada. Rica e bonita, mas às vezes pouco valorizada.

DESCOBRI QUE MINHAS CANÇÕES TOCAM AS PESSOAS DE VERDADE...




Recanto- Você lançou seu primeiro Cd em 2006. Conte-nos um pouco desse trabalho.

Maga- Meu primeiro CD foi muito bom de fazer. Com arranjos dos queridos Jefferson Caetano e Denys Cristian (que são meus arranjadores até hoje) e distribuição da Tratore. Foi um mundo diferente que se abriu pra mim. Descobri que minhas canções tocam as pessoas de verdade. Algumas começaram e terminaram namoros com elas e vinham me contar emocionadas. Foi aí que tive certeza que tinha que continuar, apesar de todas as dificuldades. Nesse disco gravei 3 canções que fiz com o tecladista Marcelo Tai e duas que fiz com o guitarrista Jair Caminha. Esses dois músicos são muito importantes na minha carreira e fizeram os meus primeiros arranjos, além de serem os melhores amigos que alguém pode ter.

TENHO BOAS CRÍTICAS DO TRABALHO...


Recanto- Você saiu em diversos sites,blogs e no Diário do Comércio,durante sua carreira. Como a imprensa escrita analisa seu trabalho?

Maga- É muito difícil um artista novo conseguir espaço na mídia. Alguns veículos foram muito generosos comigo. Tenho boas críticas do trabalho, principalmente de Toninho Spessotto (USP/ALLTV) e Beto Feitosa (UOL), mas gostaria que outros críticos ouvissem meus CDs e estou trabalhando pra isso.

MÚSICA PRÁ MIM É PURA INTUIÇÃO.


Recanto- Esse seu segundo Cd “Bem acompanhada” tem menos composições suas individuais e mais parcerias com amigos. Qual a importância dos amigos em sua vida?

Maga- Hoje sei que tenho poucos, mas que são maravilhosos e valem por mil. Gosto da parceria. Enriquece o trabalho e me inspira. No disco novo só assino 4 canções sozinha. Na verdade, não tenho muito controle sobre isso. Música pra mim é pura intuição.

CANTO PRO WOODY (MEU CACHORRO) TODOS OS DIAS...




Recanto-E com relação a família eles te apóiam? E seu cachorro ( Woody) gosta de ouvir você cantar ou fica uivando?...rss...

Maga- Meu filhote é tudo na minha vida. Como os cães são maravilhosos, né? Canto pro Woody todos os dias. Ele encosta a cabecinha no sofá e olha pra mim, aí eu já sei que ele quer música. Começo a cantar e ele vai logo se ajeitando pra dormir...
Minha família sempre me apoiou, mas com muita preocupação, já que essa profissão às vezes pode ser muito cruel.

Maga e Dafé.

Recanto- Como foi o encontro com Dafé, com Thaíde e Lino Krizz?

Maga- São três participações especialíssimas que tive no CD.
 Carlos Dafé é uma luz na minha vida. Fui convidada para abrir o show dele em 2008 pelo DJ Carlinhos Kaeduá (ex Chic Show). Lá ficamos amigos e em 2010 o convidei pra cantar comigo no disco. O arranjo de Jefferson Caetano de “Pra que vou recordar o que chorei”, sucesso de Dafé do final dos anos 70, ficou lindo e ele continua cantando maravilhosamente e emocionando todo mundo que o ouve ou convive com ele. É uma pessoa especial.
Thaíde é uma estrela brilhante!!! O conheci nos bastidores do programa “Manos e Minas” que ele apresentava na TV Cultura. Mostrei a canção que fiz com o Jefferson (Sotaque Samba Soul) pra ele. A única coisa que ele falou foi: “Vai dar tudo certo”. E foi isso mesmo. Algum tempo depois ele estava gravando comigo. Essa gravação deu origem ao clipe da música que está no site 


Com esse clipe pude divulgar dois projetos musicais importantes que rolam aqui na zona sul: O “Samba do Monte” (Jd. Monte Azul) e o “Vielas Coloridas” do Jd. dos Álamos.
Lino Krizz é a voz da Black music atual. Canta com o coração e por isso foi meu convidado. Acho que mais que sua voz privilegiada, sua interpretação emocionada é que faz dele um grande cantor, alem de ser uma pessoa deliciosa de conviver e ter uma família linda e muito presente na sua vida. Conheci o Lino há uns dez anos. Moramos perto e somos amigos. Bom, né?


 Alex Ribeiro e Rui Bento Vidal.

Recanto- Você tem um letrista oficial (Osmar Santos Jr),um fotógrafo oficial (Alex Ribeiro), um coreógrafo oficial ( Rui Bento Vidal), arranjadores oficiais, um produtor oficial ( Paulo Ragassi) e uma banda oficial. Fale um pouco desses parceiros.

Maga- Aprendi a escrever com o Osmar Santos Jr e por isso ele é meu letrista mais constante. Às vezes escrevo coisas que parecem muito com o jeito dele escrever. Influência total. Ele tem umas sacadas, um jeito direto e poético de falar as coisas que eu amo. Passei grandes momentos da minha vida com ele, muitos shows e baladas. Acho que por isso a química é boa. Além dele, aprendi muito com Salloma Salomão, que é um compositor completo (letras maravilhosas e melodias poderosas) que eu admiro e sou fã. Fizemos juntos uma canção chamada “Sem Álibi” que está no novo CD.
Além de ser casada com o Alex Ribeiro, sei que ele é um dos melhores fotógrafos que estão no mercado. A sensibilidade e a técnica associadas são imbatíveis.
Ruy Bento Vidal é um amigo da vida inteira e sabe tudo de cenografia. Um artista completo, original e cheio de idéias. No youtube dá pra ver o palco que ele fez no lançamento do meu primeiro CD no Centro Cultural São Paulo. Ficou lindo!
Meus arranjadores são Jefferson Caetano e Denys Cristian. Além de serem super experientes, eles unem duas escolas necessárias e que estão, de certa forma, presentes no meu trabalho: o jazz e o samba.
Jefferson estudou violino erudito por muitos anos. Depois estudou contrabaixo e foi convidado para tocar nos maiores grupos de samba dos anos 90 (Katinguelê, Art Popular etc). Foi aí que começou seu sucesso e hoje ele é diretor musical do Art Popular e tem arranjos estourados em primeiro lugar nas rádios com outras bandas de samba. Já trabalhou com grandes cantores da MPB. Um arranjador inspirado e uma máquina de fazer sucessos.
Denys Cristian é o “nosso maestro”. Arranjador premiado (acabou de receber mais um prêmio em Barcelona pela trilha de uma peça de teatro). Um músico completo que sabe tudo de jazz e MPB. Tocou e dirigiu muitos grupos de samba também e acompanhou grandes nomes da música brasileira, além de ter tocado no Canadá e EUA por muito tempo. Ele tem o talento raro que une a harmonia perfeita com muito suingue brazuca.
Esses caras são a cara do meu trabalho e sem dúvida nenhuma seria impossível sem eles.
Paulo Ragassi me convidou para apresentar o programa musical Tah Ligado! na AllTV. Esse convite mudou a minha vida. Aprendi e continuo aprendendo a fazer TV com ele. Amo entrevistar os artistas, conhecer novos trabalhos...Hoje Ragassi também produz meus shows e é maravilhoso ter o apoio e o profissionalismo dele. Eu tenho muita sorte!!!!
Na minha banda vão se revezando os músicos: Wilsinho Grimaldi (batera), Marquinhos Cachorrão (violão), Dadinho Tristão e André Freitas (teclados), Jaime Bass e Baby Guita (hoje na produção musical do meu novo show) que são parceiros de palco e de vida. Músicos de primeira, pessoas de primeira que eu tenho a honra e o prazer de conviver e ter ao meu lado.

NUNCA PENSEI QUE DIVULGAR OUTROS ARTISTAS SERIA TÃO PRAZEROSO...
 MAGA E PAULO RAGASSI.

Recanto- Como é fazer o programa Tah Ligado com Paulo Ragassi?Aproveite para passar o dia ,a hora e o site para o pessoal.

Maga- Nunca pensei que divulgar outros artistas seria tão prazeroso. É maravilhoso!! Muita risada e descontração, mas também muita seriedade. Procuramos mostrar pras pessoas todas os detalhes e nuances dos trabalhos dos novos e damos espaço para os artistas consagrados contarem detalhes e emitirem opiniões sobre assuntos que eles não têm oportunidade na grande mídia.
O Tah Ligado! vai ao ar todas as sextas às 15h na ALLTV – ao vivo -


MAGA COM RONNIE VON.

Recanto- Você já apareceu em diversos programas de TV,inclusive o “Todo Seu” do Ronnie Von. Qual foi o mais gostoso de fazer?

Maga- O Ronnie é mesmo um cavalheiro. Uma pessoa encantadora. Trata todo mundo da mesmo forma, com a mesma simpatia. O programa dele foi muito bom de fazer. Ele abriu espaço para o lançamento dos meus dois CDs (2006 e 2011) e nunca vou me esquecer disso. Acabei de fazer o programa Visita VIP com Miriam Ramos na Rádio USP (está no site da rádio) que também foi delicioso e será reprisado em breve. Adoro Rádio!!! Amanhã, dia 17, às 11h estarei na no programa “Sala de Música” da CBN, mas sinceramente não sei se é gravado ou ao vivo.

Maga no Centro Cultural São Paulo.
Recanto- E os shows? Qual foi o mais legal na sua opinião?

Maga – O show da minha vida foi o lançamento do meu primeiro CD no Centro Cultural São Paulo. Algumas músicas estão no youtube Maga Lieri



Recanto- Momento “Marilia Gabriela”....rss... falo uma palavra e você diz o que te vier  a cabeça.

ALEGRIA- ver minha família bem e cheia de saúde, ver meu cachorro brincar...

VIDA- complicada, mas é bonita e é bonita...

REALIZAÇÃO- saber que as pessoas estão curtindo meu trabalho

AMIZADE- parceiros da vida. Amo!



Recanto- Passe agora seu próximo evento,sua divulgação do site, do Cd...

Maga- O lançamento do novo CD “Bem Acompanhada” será na quinta, dia 19/05 às 21:30h no Café Paon em São Paulo (Av. Pavão, 952 - Moema). Vou adorar ver todo mundo lá...apesar do friiiiiioooo!!!!
Meu site novo que entrou no ar essa semana. Acessem:




Recanto- Deixe uma palavra, uma frase,um pensamento de vida para meus amigos blogueiros que lêem o Recanto.Obrigada pela sua participação!

Maga- “Amar é abanar o rabo, lamber e dar a pata”. Cazuza

 O RECANTO AGRADECE MAGA LIERI PELA ENTREVISTA E DESEJA MUITO SUCESSO!

10 COMENTÁRIOS:

Unknown

Obrigada Anne!!!! Ficou demais...um resumo da minha vida...
beijo beijo beijo
Maga

Sibelly

Amei a entrevista !!!! Os CDS são maravilhosos, meu namorado amou a música "sotaque samba soul"!!!! É uma pena que eu não possa ir ao lançamento =(
Sucesso!!!!!!

chica

Maga e Anjne, que legal ficou!

Parabéns pela linda entrevista e desejo o máximo de sucesso pra ti,maga. que mereces.

Um beijo e tive que rir quando falas que cantas pro teu cachorro,srsr... Importante ele,heim?!

beijos,chica

Anônimo

Adorei conhecê-la Maga. Sou seguidora e admiradora da poetisa Anne Lieri e agora da irmã cantora.

Ronnie Von é realmente uma pessoa maravilhosa, gosto muito do programa dele.

Parabéns pelo lançamento do seu novo CD.

mentoresdeluz.blogspot.com

QUE PRAZER EM CONHECER UM POUCO
DA MAGA LIERICONHECIA SOMENTE A POETIZA AGORA CONHEÇO TAMBEM A IRMÃ
CANTORA PARABENS PARA AS DUAS FICOU LINDA A ENTREVISTA UM ABRAÇO
MARLENE

Maria Emilia Xavier

Linda entrevista Anne. Muito bom ver irmãs tão entrosadas e uma dando força à outra. Sucesso Maga.

LUCONI MARCIA MARIA

Anne muito bom, amei isto, fui l[a no You tube e como sabe adoro comentar, deixei la meu comentario, aproveitei e assisti outro video muito bom,Maga sucesso sempre, beijos Luconi

KLENMARKETING EVENTOS

Adorei a entrvista parabéns a
cantora Magalieri e a equipe
de reportagem do recanto dos Autores!

Tunin

Anne, que entrevista maravilhosa! Como você é cheia de recursos pessoais! Aqui conheci um pouco da sua trajetória. Vou torcer para um dia ver você brilhando na telinha como uma grande cantora. Bagagem você tem. Parabéns, menina-poeta! Abração.

Suely Ribella

Adorei conhecer Maga, adorei o post, a entrevista, o blog! Sucesso!
Bjs!

Photobucket

Compartilhe