• Anne Lieri

  • Anne Lieri

  • Anne Lieri

  • Evanir Garcia

  • Jonas Sanches

  • Franciangela

  • Nato Matos

19/08/2011

Maria fulorzinha

             
   “Maria Florzinha”

     Era uma menina bem pequena, de cabelos lisos e de tão longos, arrastavam aos seus pés. Era uma figura horrenda, asquerosa. Ela aparecia na mata do estado, situada em João Pessoa PB.
     Contavam os antigos moradores, que essa menina, vivia assombrando todos aqueles lenhadores carvoeiros que costumavam buscar a lenha para o devido trabalho.
    Para quem conhece o “curupira”, a estória é quase semelhante.
    Diziam que Maria Florzinha morava na mata. Contam que ela assoviava   bem fino, se uma pessoa ouvisse o assovio de longe, era porque ela estava perto e se ouvisse perto, era porque ela estava longe. Quando alguém topava com ela, assustava e entrava em pânico, pelo o poder que ela tinha de hipnotizar a vítima.Tinha os  cabelos longos, aparentava 7 anos,dentes horríveis, podres, os olhos esbugalhados , a voz asquerosa.  Quando exigia fumo, ... Ai de quem não tivesse em mãos! Nem que fosse uma “lasquinha”, do contrário, amarrava a vítima num tronco de árvore, dava-lhe uma surra com os cabelos, até deixá-la inconsciente. No dia seguinte, era achado o corpo, niquelado, desfalecido.ou  morto, amarrado com um cipó num tronco de uma árvore. Nunca se soube, se morriam da surra, ou do medo.

Obs: Existem duas  versões deste conto folclórico: Cumadre fulorzinha, muda alguma caracteristica, mas foi essa que ouvi contar na minha infância em João Pessoa, Pb.

6 COMENTÁRIOS:

LUCONI MARCIA MARIA

Dora querida eu adoro estes teus contos, vou sempre lá em tua casa para ver se tem algo novo, eu viajo em suas histórias, pareço criança, adorei mais este, mas que menininha malvada, beijos Luconi

Tunin

Teus contos são ótimos! Vindo aqui, encontro-me com o meu momento criança. Abraços.

Anne Lieri

Dora,quando pequena eu morria de medo dessas histórias...rss...muito interessante essa lenda!Bjs e bom fds!

edite lima

Ainda bem que hoje em dia não se amedrontam mais as crs com essas histórias.... Se puder, vá me fazer uma visita.Pode ser que goste

Evanir

Carinhosamente desejo a você
um feliz final de semana.
Creia você é muito importante para mim
e lembre sempre.
Deus não é nada do que você
possa imaginar,ele é tudo que
você pode amar sem medo.
Bjs no seu coração,Evanir.
Levando um pouco de você.
E deixando um poco de Mim.
Seguindo seu blog.

Fênix27

Nasci na Paraiba, esta história além de outras ouvi muito e até hoje com os meus 57 anos, minha mãe relembra.Dis minha mama, que é verdade e que muitos encontraram comadre florzinha.Seja como for,fas parte de uma cultura e mitos do povo da nossa terra. Amei este post.
Fique em paz.
Bjos.

Photobucket

Compartilhe