• Anne Lieri

  • Anne Lieri

  • Anne Lieri

  • Evanir Garcia

  • Jonas Sanches

  • Franciangela

  • Nato Matos

22/10/2011

Recanto entrevista Renata Diniz







RECANTO ENTREVISTA RENATA DINIZ
( Anne Lieri)

 Nossa entrevistada de hoje é mineira de Itaúna!



Professora de História e Geografia,trabalhou também em projetos com Secretarias de Educação e Cultura.




Mãe da Laura, em tempo integral por opção e coração!



O Recanto tem o prazer de entrevistar RENATA DINIZ!



Recanto- Renata, onde você nasceu? Conte um pouco de sua vida atual, familiar e profissional.

Renata- Sou Mineira de Itaúna – MG. Casada. Historiadora. Mãe da Laura. Morei em Pará de Minas – MG, Belo Horizonte - MG, Timóteo – MG. Por estas cidades estagiei como professora de História e de Geografia. Trabalhei também em projetos com Secretarias de Educação e de Cultura. Em Divinópolis – MG, moro há 3 anos. Tempo integral dedicado, por opção e de coração, à maternidade. Agora que a minha filha está com 2 anos e meio, começo a retomar os contatos profissionais. Com calma.





Recanto- Como foi a sua infância? Fale um pouco dessa fase de sua vida.

Renata- Voltando às recordações do meu tempo de menina tenho imensa alegria em extravasar o meu íntimo passado com minha família e amigos. Os primeiros brinquedos, as pequenas traquinagens, os amiguinhos, os almoços de domingo na casa dos avós, os presépios montados no Natal e a saudade dos que se foram desta moradia. É bom recordar também a grandeza humana de meus pais que no comando da educação deram aos filhos, e ainda dão, o direito de escolher os destinos.







Recanto- Poderia nos falar sobre o seu blog “Memórias Reveladas”? Como começou essa vida de blogueira?

Renata- O blog nasceu do livro Memórias Reveladas – Centro de Investigação da Cidadania e Filosofia. O livro foi escrito em circunstâncias extraordinárias. Eu não queria escrevê-lo. Era para ser somente um discreto desabafo. Mas acabei escrevendo-o durante os nove meses de gravidez. Este período incluiu o retorno ao ócio saudável. E em meio ao turbilhão de transformações físicas e psicológicas pelas quais passam corpo e mente grávidos, surgiu o blog. A ideia foi do meu marido. Criado no dia 10 de novembro de 2009. O blog sempre foi muito de mim, sobre o que eu gosto, sobre o que eu vejo e sobre o que eu sou. Nele trabalho, concentrada e dedicada, escrevo com a mesma intensidade com que se faz tantas outras coisas na vida. Enfim, Memórias Reveladas é meu segundo filho!




Recanto- Como surgiu o seu blog infantil? Fale um pouco dele também!

Renata- A ideia é mais antiga, mas o blog foi criado no dia 02 de setembro de 2011. Para desbravar a maternidade que me felicita com o novo constantemente. O que acontece na vida da minha filha torna-se registro, história, memórias e muitas gargalhadas. Embora eu me veja cada vez mais madura, a chegada da minha filha reacendeu em mim a criança. Encantada com cada sensação nova que acontece na minha vida de mãe precisei do blog para escrever, compartilhar e registrar momentos tão especiais para a Laura ler quando crescer!






Recanto- O que você acha das redes sociais? Qual o significado delas em nossa vida hoje?

Renata- Para mim elas vieram para promover encontros. Bons encontros de informações, ideias, pensamentos e pessoas que se tornam tão, ou mais, próximas quanto os velhos conhecidos. A comunicação através da internet é um recurso importante, é um aliado na constituição dos modos de vida, do cotidiano contemporâneo e abre portas e janelas para o mundo, provocando um tipo de sociabilidade muito bem pensada e inovada pelos seus idealizadores. Antagonicamente, o abuso promove declínios nas relações.



Recanto- E as escolas de hoje? Qual sua opinião sobre elas? Acha que temos um país onde a leitura é incentivada?

Renata- Entrei na escola aos 5 anos de idade e saí aos 31. Dos 26 anos passados na escola, sei exatamente como ela funciona, currículo falho, decadente, limitante e incompleto. Portanto, ao decidir qual seria a melhor opção para a minha filha, eu sabia que ela merecia mais. Que as crianças e adolescentes merecem mais. Do caminho trilhado até a escolha da escola para Laura, eis minhas considerações em pílulas: ela não precisa de escola para se socializar. Ela tem amigos e convive com crianças antes de ter frequentado escola. Ela não precisa da escola para desenvolver seu potencial criativo, principalmente porque ela foi estimulada desde cedo e continua. Ela não precisa da escola para aprender limites, ela tem uma mãe atenta e presente. Ela não precisa da escola para aprender a respeitar as diferenças e a conviver com as pessoas: isso se aprende vivendo. Ela não precisa da escola para gastar sua energia, se eu puder lhe proporcionar atividades estimulantes que ela goste de fazer. Então, para que serve a escola? No caso da Laura, a escola entrou na vida dela, e na minha como mãe, quando ela completou 2 anos. Depois disso, as vivências tornaram-se ainda mais intensas, especialmente, porque vejo minha filha se divertir, cantar, dançar, interagir com outras crianças cada dia mais, não passar em branco a encantadora infância, vejo-a gostar de ir para a escola e isto é muito importante. Os critérios para a escolha foram muitos. Mas, sobretudo, a emoção de ver brilho nos olhos de quem me apresentou a escola.





Recanto- Você tem algum projeto para um livro?

Renata- Outrora o blog chegou a partir de um livro. Talvez haja um caminho inverso. Outro livro, porém, a partir do blog. Mas ainda não tenho projeto, só vontade.




Recanto- Agora é o momento “Marilia Gabriela”. Eu falo uma palavra e você diz o que te vier á cabeça.

Uma música-  Cale-se – Chico Buarque







Um livro- Filosofia em Comum – Márcia Tiburi






Uma cor- Preto






Um sonho- Educação



Uma alegria- Maternidade






Uma tristeza- Virar de costas para o que realmente importa







Recanto- Deixe um pensamento, uma palavra ou uma frase que goste para nossos leitores.

Renata- “Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo”. (Confúcio)




Muito obrigada pela gentileza de sua entrevista!

Anne. Eu é quem agradeço por você ser surpreendentemente amiga. Nada melhor que a chama da amizade e da fraternidade para aquecer os dias de morada neste mundão chamado Terra.


Adorei conhecer mais sobre a Renata Diniz, uma escritora inteligente e muito talentosa, que há tempos vinha querendo entrevistar!

Suas respostas foram exatamente o que eu esperava revelando uma pessoa incrivelmente atualizada, capacitada, amorosa e consciente de seu papel no mundo!
Sua filha, Laura, é um caso a parte: fofinha demais e sei que muita gente vai correr visitar seu blog!
Deixo meu carinho e a musica do Chico em sua homenagem.

Se quiserem ler mais da Renata, cliquem em seus links:









9 COMENTÁRIOS:

LUCONI MARCIA MARIA

Que entrevista deliciosa de se ler, não conhecia a Renata mas adorei e fiquei curiosa para ir conhecê-la, parabéns Anne por sua generosidade em sempre compartilhar, beijos Luconi

Unknown

O blog da Renata, é bem ela. Tudo ali fala de como é ela. Aqui,depois de conhecê-la um pouco mais, entende-se melhor essa intensidade com que ela vive. Surpreendente visão. Abraços

chica

Gosto muito dos blogs da Renata e vê-la aqui, saber mais dela foi tri legal!


beijos e parabéns às duas!chica

Maria Alice Cerqueira

Bom dia Anne
Gostei muito de ver a Renata aqui, e conhecer mais um pouquinho de sua vida e seu trabalho.
Gostei muito desta maravilhosa Intervista!
abraço amigo para a Renata e para a Anne! Tenham um maravilhoso final de semana!
maria Alice

Tunin

Entrevista espetacular. As resposta foram dadas com muita segurança. Gostei! Abração.

Isa Martins

Oi Anne, cheguei rsss eita eu né?
Muito legal a entrevista da Renata, beijos á ti e á ela!

Anônimo

Anne. O que posso dizer diante do seu trabalho? Gostei demais e achei linda a sua formatação, ainda é pouco para expressar a minha satisfação. Então, vou parafrasear o poeta: "A amizade é o perfume da vida". Meu profundo agradecimento, também, à Luconi, Mari, Chica, Maria Alice, Tunim e Isa Mar. Neste mesmo aroma de companheirismo deixo meu forte abraço e votos de ótimo fim de semana para todas!

Smareis

Um entrevista valiosa. Adoro ler o que a Renata escreve.Porque vejo sempre muita segurança e sabedoria.Adorei a entrevista, as perguntas bem colocada, e as resposta respondidas com muita firmeza. Beijos A você duas.

Blog Love In Red

Conhcer outro lado da Rê, foi muito bom. Já admirava ela, e conhecendo mais ainda, me sinto feliz em te-la como amiga. ♥

Photobucket

Compartilhe