• Anne Lieri

  • Anne Lieri

  • Anne Lieri

  • Evanir Garcia

  • Jonas Sanches

  • Franciangela

  • Nato Matos

22/12/2012

Recanto entrevista Daniel Costa


RECANTO ENTREVISTA DANIEL COSTA
(Anne Lieri)




Daniel, onde vc nasceu e onde mora hoje?


O meu nascimento ocorreu, precisamente na aldeia da Bufarda, onde vivi até aos 24 anos, freguesia de Atouguia da Baleia, Concelho de Peniche. A cerca de 90 kilómetros a norte de Lisboa.


Por opção, muito sonhada, para poder estudar, vim para Lisboa (“terras pequenas, não fazem homens grandes”), onde ainda moro, sendo dos raros a desenraizar-me.



Conte um pouquinho de sua família e de sua infância para nossos leitores.

A minha família era de ferreiros – lavradores. A minha  educação foi bastante espartana. Aos dez anos, depois de eu próprio, fabricar todos os meus brinquedos de vários materiais, comecei a trabalhar no campo, já o fazia antes, quando saia de escola. Fiz de todo o trabalho do campo, do sítio. 



Aos 17 anos comecei  ser jornaleiro (de jornal), nos dias em que me podia libertar do trabalho das courelas pai. Nessa altura o trabalho era de sol a sol. Cavar os terrenos das vinhas ou ceifar trigo, em bastantes casos, era ao desafio. Passei a fazer parte dum grupo restrito, de trabalhores, a quem era difícil bater. Quando o trabalho, sazonalmente, apertava, eram aliciados com a jorna em triplicado. Assim trabalhei em três concelhos distintos, Peniche, Lourinhã e Bombarral. Como hoje, sempre me senti feliz e com enorme capacidade de sofrimento.


 Você tem um blog ou site onde posta suas poesias? Fale sobre como começou a escrever e deixe um link.

Administro nada menos de 19 blogges, um o primitivo “mitalaia”, noutra esfera fora do blogspost, actualmente a funcionar com cópias dos meus escritos. O meu blog principal é poesia; 

DANIEL MILAGRE( clique no nome para visitar)





Conte para nós sobre os livros que tem publicados e onde podemos encontra-los.



Publiquei 5 livros, dois de prosa, AMOR NA GUERRA, escrito a partir do meu Diário de guerra colonial em Angola. LISBOA CAFÉ, de carácter social, dos meios gráficos e do jornalismo. POESIA DE UM HOMEM SÓ, POESIA AO RITMO DO OPTIMISMO E ENCONTROS DE POESIA LUSO – BRASILEIRA,  este escrito em dueto com a poeta Ma Socorro, da  Marcolândia, Piaui.


 Comecei a escrever e a publicar em 1972. Em 1974, criei e dirigi, a minha própria revista, especializada em filatelia, cuja primeira fase, a primeira com capa a cores, em língua portuguesa, que obteve bastante sucesso no Brasil, nomeadamente no Distrito Federal SP, onde foi promovida em "5 minutos com a filatelia", conduzido pelo meu saudoso amigo Américo Tozzini, no programa, "Pulo do Gato", da "Rádio Bandeirantes".


Depois, parti para uma revista mais comercialona, que durou até 2001. Entretanto acumulava, a ser "frelancer", para várias revistas de coleccionismo, nomeadamente do Porto e de Madrid.


Em 2000, após um estrondoso AVC, fui entregue à familia em estado terminal. Consegui recuperar em 6 anos, continuando a escrever para Madrid até 2006. Tive de reaprender tudo, até a escrever. Em 20l0 publiquei os meus dois primeiros livros. Tornei-me escritor e poeta.


Desde os 28 anos, por via do trabalho tenho mantido grande afinidade com o Brasil. Assim; em 1977 entrei numa empresa gráfica dum grupo do Rio de Janeiro (AJJS), depois 30 anos de correpondêcia com Tozzini. Escrevi bastante sobre a filatelia brasileira, preparei uma entrevista ao Presidente da Federeção Brasileira de Filatelia (FEBRAF), General Euclides Pontes.


 Que idade terei? 210 anos comparativanente.
Sabes quem fez muito sucesso em Portugal, nos anos 60, com a canção postada? A grande Ângela Maria!


Desejo agradecer o comentário da Chica e muito em especial o da Severa,
Sinceramente emocionado, deixo os neus agradecimentos.
SANTO E FELIZ NATAL!
Beijos 

Em Portugal os livros, por distrivbuição própra, podem ser encontados em cerca de 60 Livrarias. Do Brasil, pedidos só feitos ao autor para; filatelia44@hotmail.com





Pretende publicar algum novo livro? Tem algum projeto nesse sentido?


Brevemente, sairá o meu primeiro policial, TEJO NORTE, cartaz de propaganda, com texto retirado do prefácio de Severa Cabral, no último post DANIEL MILAGRE.

  Escritora Severa Cabral.


Na editora, EMOÇÃO SAUDADE E POESIA, ainda não assinado contrato, prevendo degradação da recessão económica. Em fase avançada, três livros.



        Musica preferida.     
Música romântica



Cor preferida.
Verde


Animal preferido.
Muita má relação com animais, em consequência de em miúdo ter sido atacado por um cão que me rasgou toda a roupa.



Lugar preferido.
Lisboa


Flor preferida.
Túlipa


Uma frase para nossos leitores.


A FELICIDADE ESTÁ DENTRO DE NÓS

Muito obrigada Daniel, pela gentileza de sua entrevista.

Há tempos venho querendo te entrevistar mas só agora me foi possível e tenho certeza que os leitores irão adorar conhecê-lo melhor!

Eu adorei o seu livro "Encontros de poesia luso brasileira"que releio sempre pois é poesia da melhor qualidade!

O Recanto deseja muito sucesso a você e que seu Natal seja repleto de boas energias!

Beijos da Anne!





17 COMENTÁRIOS:

chica

Muito legal saber mais do Daniel, que passou trabalho na infância, trabalhou e chegou onde está, numa prova que o trabalho só dignifica a criatura.


Lindo tudo! abração, sucesso sempre e mais! FELIZ NATAL aos dois, chica

Severa Cabral(escritora)

BOA NOITE MINHA QUERIDA E AMADA !!!!
UAUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU
VEJO QUE ESTÁS TERMINANDO O ANO COM UM SALDO MUITO POSITIVO,QUE ESSE RECANTO DOS AUTORES TE FEZ MAIS CONTEMPLATIVA COM OS AMIGOS POETAS E POETISAS.SER ESCRITOR NOS DAR ESSE DIREITO A EMOÇÃO.EMOÇÃO ESSA QUE TRANSBORDA AO LER CADA POSTS COMO CADA PALAVRA PROFERIDA.E VC TEM O DOM DE FAZER VERDADEIROS AMIGOS.
ESSA ENTREVISTA AO AMIGO DANIEL COM CERTEZA ACRESCENTOU MUITO SEU VIVER .POIS LEMBRO-ME DAS VEZES QUE FUI ENTREVISTADA POR ALGUNS BLOGUEIROS,E AO FALAR DE MIM SEMPRE EMOCIONEI QUEM LEU.ASSIM ESTOU AGORA .EMOCIONADA COM ESSA ENTREVISTA,POIS COMO CONHEÇO UM POUCO DA HISTÓRIA DO DANIEL E, HOJE ELE NOS PASSA MAIS UM PEDACINHO DO SEU VIVER,NOS DEIXA PRONTO PARA REFLEXÃO.O SER HUMANO É MUITO MISTERIOSO E, ELE SUPERANDO A CADA NOVO DIA SEU MILAGRE DE VIDA,NOS DEIXA TÃO PEQUENOS DIANTE DELE.MAS É ASSIM QUE CRESCEMOS,QUANDO NOS TORNAMOS MENOR DO QUE O OUTRO QUE ESTÁ NA NOSSA FRENTE.E VOCÊ ASSIM COMO O DANIEL ME DEIXA MUITO PEQUENA DIANTE DA GRANDEZA E DA INTELECTUALIDADE QUE VOCÊS ME APRESENTA.
EU PASSARIA TODA MINHA NOITE FALANDO AQUI DO ENTREVISTADO E DA ENTREVISTADORA,MAS DEIXAREI ESPAÇO PARA QUEM POR AQUI VAI PASSAR.
SÓ TENHO PRA DIZER QUE TODOS ESSES LIVROS SE ENCONTRA NO BRASIL,NO ESTADO DA PARAÍBA,NA CIDADE DE JOÃO PESSOA,NA MINHA CASA,RSRSRSRSRSRS.É ISSO AI MINHA QUERIDA ANNE,UM DIA EU TAMBÉM VOU TER O PRAZER DE TE RECEBER,NA MINHA CASA,PARA AQUELE CAFEZINHO.E O DANIEL UM DIA VOU TER OPORTUNIDADE DE DIZER PRA ELE,PARABÉNS PELO HOMEM OTIMISTA QUE É.
BJS MINHA QUERIDA E PARABÉNS PELA PERFEITA ENTREVISTA ...
FUIIIIIIIIIIIII

Ana Miranda

Caramba!!! São muitos blogs para administrar.

Ele a Chica têm que ser bem disciplinados para manter os blogs "no ar".

Boa escolha da música e da cantora!!!

Daniel Costa

Anne

Embora conheça o conteúdo textual, o reli. Fiquei muito emocionado, pelas ilustrações com que nunca contei. Realmente, as ilustrações valorizam muito o texto. Aqui reparei, que me faltou responder a parte de uma pergunta, se não te importas acrescento mais. Comecei a escrever e a publicar em 1972. Em 1974, criei e dirigi, a minha própria revista, especialiazada em filatelia, cuja primeira fase, a primeira com capa a cores, em língua portuguesa, que obteve bastante sucesso no Brasil, nomeadamente no Distrito Federal SP, onde foi promovida em "5 minutos com a filatelia", conduzido pelo meu saudoso amigo Américo Tozzini, no programa, "Pulo do Gato", da "Rádio Bandeirantes".
Depois, parti para uma revista mais comercialona, que durou até 2001. Entretanto acumulava, a ser "frelancer", para várias revistas de coleccionismo, nomeadamente do Porto e de Madrid.
Em 2000, após um estrondoso AVC, fui entregue à familia em estado terminal. Consegui recuperar em 6 anos, continuando a escrever para Madrid até 2006. Tive de reaprender tudo, até a escrever. Em 20l0 publiquei os meus dois primeiros livros. Tornei-me escritor e poeta.
Desde os 28 anos, por via do trabalho tenho mantido grande afinidade com o Brasil. Assim; em 1977 entrei numa empresa gráfica dum grupo do Rio de Janeiro (AJJS), depois 30 anos de correpondêcia com Tozzini. Escrevi bastante sobre a filatelia brasileira, preparei uma entrevita ao Presidente da Federeção Brasileira de Filatelia (FEBRAF), General Euclides Pontes. Que idade terei? 210 anos comparativanente.
Sabes quem fez muito sucesso em Portugal, nos anos 60, com a canção postada? A grande Ângela Maria!
Desejo agradecer o comentário da Chica e muito em especial o da Severa,
Sinceramente emocionado, deixo os neus agradecimentos.
SANTO E FELIZ NATAL!
Beijos

Unknown

O Recanto está mesmo de parabéns, com esse tipo de matéria, entrevista faz com que os administradores e autores de blog fique conhecendo muito mais dos blogueiro, não conhecia o Daniel daí a minha felicitação ao espeço, mais um para fazer parte da nossa coleção de amigos da blogosfera.
Parabéns ao Daniel Costa e ao Recanto dos autores.
Abraço

L.M.

Querida Anne, excelente a entrevista ao Daniel Costa. Gostei muito. Não conheço a obra dele, mas quero conhecer.
Beijos e votos de Feliz Natal.
Lita

Tunin

Que gratificante conhecer mais do Daniel!Esse excelente autor que tanto admiro.
Ele teve uma vida dura na infância o que só fez impulsioná-lo para o grande.Beleza, meu amigo!
Grande abraço para o Daniel e também para você, Anne, que nos faz conhecer mais essas pérolas.
Abração.

Ana Maria

Anne, adorei esta entrevista e os meus Parabéns pela excelente iniciativa de nos dar a conhecer autores tão especiais, como é o caso de Daniel. É mesmo um prazer visitá-la.
Votos de um Lindo e Iluminado Natal.
Beijinhos de Luz!
Ana Maria

Unknown

Anne: lindo gostei da descrição do Daniel. Fez-me lembrar a minha infância, Guardei ovelhas e cabras, trabalhei na agricultura, em armazens, na construção civil, foi agente policial e tecnico Superior numa empresa de Transportes des Trens. de onde me aposentei. Um Santo e Feliz Natal.
Beijos
Santa Cruz

Daniel Costa

Anne

Passaei de novo, uma coisa em que não tinha reparado, nos detalhes do mapa do istmo da minha cidade natal, uma antiga ilha de pescadores, hoje um dos maiores portos de pesca de Portual. Depois de ampliado o mapa, se pode ler Bufarda e feira. De facto na Bufarda, há uma grande feira, todos os terceiros Domingos de cada mês.
Não quero deixar de agradecer aos teus comentadores. A todos, em especial, ao Diácono Gomes que, também trabalhei na construção e em concertos de estradas (o trabalho não era sol a sol). Como sou incapaz de estar parado, nas horas vagas, construí a minha grande obra, horta do arneiro. Teve de ser clandetina para o meu pais. Este veio a saber, por rasgados elogios de terceiros. A horta morreu com a minha ida para a gerra colonial. Ainda, em férias escolares, fui guardador de patos e porcoa.
Nos meus blogges, tudo está descrito (DANIEL MILAGRE E MUNDO E VIDA).
Feliz Natal a todos!
Mais beijos de amizade a ti Anne

Marineide Dan Ribeiro

Sucesso ao Daniel!
Que neste Natal você e sua família sintam mais forte ainda o significado da palavra amor, que traga raios de luz que iluminem o seu caminho e transformem o seu coração a cada dia, fazendo que você viva sempre com muita felicidade. Também é tempo de refazer planos, reconsiderar os equívocos e retomar o caminho para uma vida cada vez mais feliz.

Daniel Costa

Anne

Passei de novo e tive o prazer de ver, que acresentaste o meu primeiro comentário, que torna a entrevista mais completa. Aproveito a dizer, publiquei cerca de oitenta entrevistas, pelo que penso estar apto a pensar seres uma boa entrevistadora. Estudaste bem a matéria a que te propuseste, o que é muito próprio de um entrevistador que se preze.
Bejos de Feliz Natal

silvioafonso

.


Eu só vim para deixar
um beijo de vinho e
um carinho de nozes e
avelãs.

Boas festas.

silvioafonso






.

Severa Cabral(escritora)

Passando novamente por aqui para reler essa entrevista que nos deu a oportunidade de conhecer em detalhes um pouco mais do nosso escritor e poeta Daniel Cordeiro Costa.Aproveito para te dizer que estive em um dos blogs do Daniel MUNDO E VIDA e derramei confetes pra vc lá.Pois assim como Daniel sei que mereces tbm ser agraciada com elogios,mereces por ser uma boa entrevistadora como tbm uma grande escritora.
Deixo beijos pra você e um abraço no Daniel !!!!

Maria Rodrigues

Anne como fiquei contente de ver o amigo Daniel aqui no seu Recanto. O Daniel é um exemplo de luta, preserverança e força de vontade. Um escritor e poeta extraordinário, uma pessoa incrível.
Beijinhos para os dois.
Maria

Mariazita

Olá, Anne
Só hoje tive conhecimento desta entrevista ao meu especial amigo Daniel.
Parabéns! A entrevista está muito bem realizada, com perguntas directas, sucintas e concisas, permitindo ao entrevistado esplanar-se em suas respostas.
Penso que quem não conhece o Daniel poderá, através desta entrevista, formar uma ideia a seu respeito; no entanto creio que essa mesma ideia será apenas uma pálida noção do GRANDE homem que é Daniel, um guerreiro, um verdadeiro lutador, que soube dar um pontapé na morte e regressar para a vida activa com mais vigor e garra do que anteriormente. Penso que não haverá muitas pessoas que o tenham conseguido, como ele.
O que me faz escrever tudo isto não é a amizade que nutro pelo Daniel, que é muito grande, sim, mas antes o reconhecimento pelo escritor/poeta que muito admiro.

Obrigada, amiga Anne, pela publicação de matéria com tanto valor.

Beijinhos

FELIZ ANO 2013!

Severa Cabral(escritora)

Neste novo ano que está a começar estou aqui para continuar a ler as tuas belas entrevistas. Quero te dizer que foi para mim um grande gosto ter convivido contigo durante o ano que passou e tenho a certeza que este convívio continuará cimentando assim esta amizade que nasceu através de palavras...
bjsssssssssssssssssss

Photobucket

Compartilhe