• Anne Lieri

  • Anne Lieri

  • Anne Lieri

  • Evanir Garcia

  • Jonas Sanches

  • Franciangela

  • Nato Matos

06/02/2013

Consolação







Consolar exprime sentimento de amor ao próximo: enxuga lágrimas dolorosas, conforta o ânimo abatido, balsamifica dores da alma, alenta o coração amargurado, levanta o moral do sofredor.

Entretanto, eu diria que saber consolar verdadeiramente é quase uma arte.

O consolador precisa haver dentro de si o verdadeiro compadecimento pelo consolado, identificando-se com o sentimento que prova o outro, procurando-o na justa oportunidade, ouvindo-o com atenção e lhe dirigindo palavras afetuosas e confortantes, com discrição e atenção ao desabafo daquele que está ali sofrendo, não necessariamente tendo que falar, mas simplesmente demonstrando interesse através do olhar, do toque das mãos, um abraço, mostrando que está ali disponível presente.

 É bem a ideia de tentar colocar-se no lugar do outro, todavia, visto a nossa individualidade egocêntrica, pode não ser assim tão simples o quanto parece. 
continue lendo...

Tendemos a querer sair logo dando conselhos sem a paciência para escutar a pessoa ao lado.E,se simples visita de cortesia não produz nenhum efeito,imaginem só um sms pronto copiado da Internet?É sim, vivemos em tempos modernos onde a pressa e a indiferença prevalecem até mesmo nas relações humanas. Ninguém pode sentir-se desoprimido com expressões vazias de afeto. 

Para consolar é necessário também encontrar-se em estado de espírito apropriado para compartilhar do alheio sofrimento.Isso não depende de ser especialista profissional ou religioso,mas basta apenas uma coisa,uma coisa que carece nas nossas vivências hodiernas:Saber Ser Amigo.

A mão que ajuda hoje poderá ser aquela que precisará de auxílio no dia de amanhã, porque tudo na vida tem alternativa. Não se pode é ficar parado diante do sofrimento alheio.

A bíblia ensina em inúmeras passagens que fazer o bem rende feliz não apenas a quem está recebendo,mas também em quem o faz sinceramente e de bom coração."Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados." Mateus 5:4.

Essa bem-aventurança do Evangelho alcança também aos consoladores bem intencionados pela graça da compaixão divina.

Não nos esqueçamos, portanto que consolar os tristes imprime grande obra de misericórdia e não percamos as ocasiões para demonstrar que somos capazes de dar Amor!


Visite a autora: Bergilde



7 COMENTÁRIOS:

Daniel Costa

Anne

Sonsolar é pricipio de amor pelo nosso semelhante. E o prncipio de fazer bem sem olhar a quem. Ser comprensivo para o nosso semelhante, requer saber bem como como lidar com certas situções, que podem nem ser complicadas. Aa mentes podem é estar menos aberta por qualquer ocorrência. O papel de consolador, pode ressumir-se em apontar caminhos simples.
Beijos

Daniel Costa

Anne

Sonsolar é pricipio de amor pelo nosso semelhante. E o prncipio de fazer bem sem olhar a quem. Ser comprensivo para o nosso semelhante, requer saber bem como como lidar com certas situções, que podem nem ser complicadas. Aa mentes podem é estar menos aberta por qualquer ocorrência. O papel de consolador, pode ressumir-se em apontar caminhos simples.
Beijos

chica

Temos tantas ocasiões pra demonstrar carinho, dar amor e tudo isso conforta. consola e alegra os outros. beijos às duas,chica

Ana Bailune

Lindo texto! Para consolar alguém é preciso ter muito tato, paciência e carinho. Não dizer coisas como 'A vida continua' ou 'Ele (a) está com Deus.' Acho que estas coisas são clichés, palavras vazias. Acho que em caso de luto, o melhor consolo é ficar ao lado da pessoa, deixá-la falar sobre quem se foi, ouvir, dar um abraço e mostrar-se disponível.

Ana Miranda

Doar-se faz mais bem a quem doa do que a quem recebe...

Você é muito feliz nas escolhas que faz para postar aqui, Anne.

ALUISIO CAVALCANTE JR

Querida amiga

Consolar
para mim,
é uma forma
de abraçar
com o coração.

Mais um belo
texto
da nossa querida
amiga Bergilde,
que semeia muitas
coisas belas
com a sua vida.

Que em teu coração,
a alegria faça morada...

Princess

lindo texto!
mas creio que consolo é sempre uma ação que nunca será completa, pois consolar não resolve, mas ajuda a lidar com as inquietações e dilemas.
beijos!

Photobucket

Compartilhe