• Anne Lieri

  • Anne Lieri

  • Anne Lieri

  • Evanir Garcia

  • Jonas Sanches

  • Franciangela

  • Nato Matos

29/08/2013

Recanto convida


O Recanto dos autores convidou a amiga, jornalista, revisora de texto e escritora Sheila Ribeiro Mendonça para escrever um artigo sobre revisão de texto.

Pretendo convidar outros autores para abordar assuntos diferentes.



A importância da revisão de texto
( Sheila Ribeiro Mendonça)


Escreveu um texto, né? E agora?

Revisar. Não, não precisa ser uma revisão profissional, pelo menos não necessariamente, mas a revisão do que escrevemos é fator fundamental para que o nosso texto tenha credibilidade. É isso mesmo. É muito chato entrarmos em uma página de site ou blog e encontrarmos textos que está na cara que a pessoa exatamente como escreveu publicou. E artigos acadêmicos, matérias de jornais, revistas, sites de notícias e livros? Muito pior.

Existem erros e erros, é claro. Como revisora de texto e “copidequista” eu sempre explico, gramaticalmente falando, tudo que eu corrijo, sempre dando dicas e sugerindo outra forma de escrever. Nunca sugiro a linguagem rebuscada, a não ser que assim o texto peça, mas normalmente é tudo bem coloquial mesmo. Você aí que está me lendo, mesmo que não seja profissional na área pode fazer uma revisão do que escreveu. Sugiro o seguinte passo a passo: escreva, salve, vá fazer outras coisas e depois de um tempo revise o que escreveu. Por que dar um tempo? Porque simplesmente o nosso cérebro se acostuma com o que criamos e não permite enxergarmos de jeito nenhum os nossos erros.

Se eles vierem no meio das frases ou palavras aí é que o nosso cérebro nos trai mesmo, sem o menor pudor. É muito desagradável pegarmos um livro pra ler e encontrarmos vários erros, quando são erros “bobos”, entre aspas porque na prática nenhum erro é bobo, como, por exemplo, a supressão de letras a gente até não cai da cadeira, mas erros graves como grafias incorretas ou aplicação da crase errada e da vírgula, essas são campeãs, são erros que nos fazem cair da cadeira. E não queremos que o nosso leitor corra o risco de se machucar, não é mesmo? A falta da revisão é chata porque pode passar para o leitor um desleixo do autor e da editora.

Para essas características descritas acima você provavelmente irá precisar mesmo de um profissional para te ajudar. Mas o que tenho percebido é que alguns colegas, na ganância de querer pegar vários clientes ao mesmo tempo e assim ganhar mais dinheiro, estão fazendo a leitura dos originais meio que nas coxas e aí o que precisa ser feito de forma minuciosa e com o tempo que essa movimentação merece acaba sendo feito de qualquer jeito, assim muitas vezes dando até a impressão que o original não passou por uma revisão. Se bem que às vezes não passou mesmo.

Infelizmente a minha profissão não é valorizada como deveria, pois este trabalho é superimportante. Até para banners, para menus, resenhas, sinopses, estas costumam ter muitos erros. Ou seja, na prática tudo precisa de uma revisão de texto. Os preços para um orçamento variam bastante entre os profissionais, mas se você tiver um blog e não tiver condições de contratar um revisor, ou achar que não precisa de tanto, não deixe de você mesmo revisar o que escreveu.

Agora, se você é autor, aí meu amigo, não tem solução, você terá que fazer uma revisão de texto de qualquer jeito. Procure um profissional com um preço que caiba no seu bolso e mãos à obra. 

Afinal, um livro é um filho e cuidar dele tem que ser uma movimentação primeiramente sua e depois de quem você contratar para te ajudar. Pensem nisso com carinho.


Sheila Ribeiro é  jornalista, autora e revisora de texto.

Seu romance " Cabra Cega" é um grande sucesso na web e, somente hoje podemos adquirir gratuitamente em edição e book pela Amazon.

Clique aqui.



Você pode encontra-la clicando nos links abaixo:










10 COMENTÁRIOS:

Roselia Bezerra

Olá, meninas
E fico aqui pensando em como é chato a gente corrigir e a editora publicar o erro assim mesmo... embora tenha sido avisada da correção... é pena!!!
Bjm festivo de paz e bem às duas

chica

Que bom ver e Sheila aqui e escrever perto dela, nos seus blogs, até nos comentários, tenho que me cuidar,sr


Gosto muito dela e concordo que esse trabalho não é reconhecido como deveria! Tenho irmãs que o fazem( ainda bem nunca ou quase nunca me leem) e sei bem da trabalheira, dos olhos gastos pra bem ver e ler e no entanto o retorno, melhor nem falar!


beijos às duas,tudo de bom,chica

Cristi@ne

Uma grande verdade... sempre encontro algum erro nos livros que leio, é pena isso acontecer, mas até entendo... enfim, acontece.
Parabéns pela escritora, vou lá conhecer um pouco mais...
Bjinhos Anne
Cris

Toninho

Uma boa ideia ter a informação/visão de uma especialista neste divina e precisa arte. Claro que exige dedicação e tempo além da formação,como ela bem disse, para não ficar uma revisão de amadores.
Parabéns Anne pelo convite e parabéns a Sheila pela clareza com que fala do assunto.
Gostei.
Um abração vocês.
Beijo.

Anônimo

Anne! O trabalho da Sheila é de extrema importância. No que diz respeito aos blogs, por exemplo, até o revisor do word é legal para não cometermos tantos erros. Gostei de ler sobre isso aqui. Beijo!

She

Oi querida! Ontem eu não consegui vir aqui fazer o meu comentário de jeito nenhum, mas não poderia deixar de passar e agradecer o espaço e o convite para falar de algo tão importante como a revisão de texto. ;) Que bom que o pessoal gostou!
Beijo, beijo!
She

LUCONI MARCIA MARIA

Adorei é muito importante a revisão sim, infelizmente tem caído em minhas mãos alguns livros que percebe-se que não tiveram realmente nenhuma revisão e isto é muito ruim, a história é boa, bem desenvolvida, mas os erros são gritantes, eu não os indico, parabéns Anne e a Sheila, beijos Luconi

Élys

A Sheila tem razão e uma obra literária deve ser feita com o cuidado que se tem com um filho.
Beijos.

✿ Regiane ✿

Olá!
A She é uma pessoa muito especial.
Tenho certeza que será reconhecida pelo seu lindo trabalho.
Ótima postagem.
Carinhosamente

Claudia Leonardi

Querida She
Sou sua fã e adorei seu livro
Concordo com vc! ja li cada livro com erros grotescos e isso é de desanimar muito...
Adorei o post!
Bjks mil

www.blogdaclauo.com

Photobucket

Compartilhe