• Anne Lieri

  • Anne Lieri

  • Anne Lieri

  • Evanir Garcia

  • Jonas Sanches

  • Franciangela

  • Nato Matos

12/10/2013

Recanto entrevista Rosa Mattos

Recanto Entrevista Rosa Mattos
(Anne Lieri)

Nossa entrevistada de hoje é uma gaucha blogueira tri legal!

Escritora talentosa em verso e prosa, acaba de lançar seu primeiro romance.


Seus contos são carregados de suspense, mistério e muito apreciados na blogosfera.




Estou falando de nossa querida amiga: 

Rosa Mattos!







Rosa, onde vc nasceu e onde mora hoje?

Sou gaúcha, nasci em Torres, vivi por um tempo em Bagé e hoje moro em Porto Alegre.





Conte um pouquinho de sua infância para nossos leitores.

continue lendo...
Tive uma infância feliz e adorava inventar historinhas e brincar de teatrinho com meus irmãos e primos. Tínhamos uma vida simples e muito contato com a natureza, pé no chão, corridas na grama. Amava ir para a escola estudar, mas não pensava muito no que eu queria ser quando crescesse. Eu só queria brincar. rs




 Como começou a escrever, com que idade.

Assim como a maioria das pessoas que gostam de escrever, comecei na adolescência, aos treze anos, aquela idade difícil, rsrs, criando pequenos contos em cadernos e folhas soltas. 

Eu tinha muita imaginação e do nada os personagens surgiam e a história se amontoava nos meus pensamentos. Daí, antes que eu esquecesse delas, passava para o papel, mas depois de um tempo rasgava e botava fora, pois achava meus escritos um monte de bobagens. 


Na verdade eu não dava importância ao que eu criava, só queria era desafogar o excesso de produção [risos], sem nenhum propósito, a não ser extravasar aquele monte de ideias que eu tinha acumuladas dentro da minha cabeça. 


Ainda hoje, ando na rua e vou escrevendo histórias inteiras. Meu conto “Aterrorizado” escrevi todo ele enquanto andava do apartamento até o meu trabalho. São 15/20min de pura adrenalina. rsrs Caminhar é estimulante e me inspira naturalmente.



Como começou a blogar? O que é bom e o que é ruim em ter um blog? Deixe o link do seu blog para as visitas.


Em 2008 criei o Contos da Rosa pelo zip. net e descobri um universo novo e apaixonante. Aprendi muito e tive a ajuda de pessoas queridas como a Mary e Ju do Palácio Real que me ensinaram bastante. 



Lembro que Evanir foi a primeira blogueira que me ofereceu um destaque no Fonte de Amor e fiquei encantada com a beleza daquele blog e agradecida por encontrar alguém tão amável. É bom ver que ainda hoje a amizade permanece entre nós, mostrando que é possível criar laços fortes num mundo dito ‘virtual’, mas que proporciona relações afetuosas e sentimentos bem reais. 

Depois fiz um blog gótico, o Rosa Púrpura, me aventurando em criar textos de estilos diferentes. Excluí e criei o Soturnos Versos. Excluí também e dei um tempo por conta de problemas com o zip.net. Então retornei com o Contos da Rosa pelo blogspot, que mantenho até hoje. 


O bom de ter um blog é que a interação é fantástica e funciona como uma ponte que encurta distâncias e aproxima autor, leitor e pessoas com interesses iguais que querem expor seus trabalhos, conhecer, aprender e fazer amigos.


O ruim é que nem sempre temos tempo pra retribuir todos os contatos que gostaríamos e bate uma sensação de dívida permanente. Mas por um lado isso é sinal de que a interação aumentou numa proporção além do esperado. Então, vejo como algo positivo também. 


Sintam-se convidados a me visitarem no Contos da Rosa. Espero que gostem e voltem sempre que puderem e tenham paciência com minhas longas ausências nos meus períodos férteis de criação. 


Contos da Rosa


(Clique no link acima para visitar)






Vc lançou recentemente seu livro “Paredes vivas”. É o seu primeiro livro publicado?  Do que se trata esse livro e o que a inspirou a escrevê-lo?(deixe o link de como comprar tb)

Não. Tenho um livro de Contos (Coletânea de Contos) que lancei em 2011 e outro de poemas (Sopros de uma Flor) lançado em 2012. 

Paredes Vivas é meu primeiro romance. Inicialmente comecei a escrever um conto sobrenatural para inscrevê-lo numa antologia onde o tema era casas assombradas. A editora era a Estronho e o tema era “Malditas, as casas têm atmosfera”. Mas não consegui terminar a tempo e fiquei com a história iniciada e sem saber muito bem o que fazer com ela. 


Já tinha dado o título, pois é a primeira coisa que faço e umas vinte páginas escritas. Pra quem sempre escreveu contos e pequenos textos, partir para um projeto maior era desafiador. 


Daí nas minhas férias de janeiro de 2013 abri o arquivo e retomei a narrativa. Fiz anotações e aos poucos fui tendo ideias novas e Paredes Vivas foi ganhando pernas e corpo e em três meses o livro ficou pronto e eu coloquei a palavra FIM, mas com um desejo de continuar escrevendo mais e mais. 


Parei onde parei a história, não por pressa, mas porque senti que era o momento de parar, mas quem lê o livro me fala que fica com vontade de saber mais. Se tiverem a oportunidade de ler meu romance, depois me contem se ficaram com o mesmo gosto de ‘quero mais’. 


Publiquei no Clube de Autores, mas achei que o romance merecia uma vitrine maior. Enviei para duas editoras para analisarem e a Dracaena foi a que contatou primeiro me dizendo que meu romance tinha potencial editorial. uhuuu!! 


Imaginem minha euforia, rsrs, fechei contrato com eles e estou bem satisfeita com o resultado. 


Bem, trata-se da história de Mauren que aos oito anos perdeu o pai afogado numa lagoa mal assombrada, quando foi pescar os peixes que a filha lhe pedira, acompanhado do cunhado. O sentimento de culpa irá atormentá-la e a doença da mãe fará com que Mauren levante suspeitas aterradoras e se aventure por caminhos sem volta. 


A sinopse é longa e pode ser lida na fanpage do livro. Paredes Vivas não é uma história de terror, talvez um suspense sobrenatural ou terror psicológico. Alguns acharam inclusive uma história doce e romântica, vejam só como é curioso o olhar do leitor. rs Há muito medo dominando as linhas, mas também há muito amor correndo sobre elas, do início ao fim.




fanpage do livro
Paredes vivas


onde comprar

Musica preferida:

 Aquarela - Toquinho.





Cor preferida.
Não tenho uma cor única preferida. Gosto de azul, laranja, vermelho, verde escuro...



Animal preferido. 

Amo gatos! E filhotes em geral, de qualquer raça, são muito fofinhos.




Lugar preferido.

Praia.



Flor preferida.

Rosas.



Uma frase para nossos leitores.
“Aproveite cada minuto, porque o tempo não volta. O que volta é a vontade de voltar no tempo.” (desconheço autoria).


Muito obrigada pela gentileza de sua entrevista, Rosa!

Eu ainda não li seu romance e imagino que deve ser excelente, pois sua Coletânea de contos me fascinou.


Desejo muito sucesso a você e que possa continuar a nos encantar cada vez mais como escritora genial que é!

Eu que agradeço, Anne, pelo convite generoso, pela oportunidade de falar um pouco de mim, sobre o meu livro e pela honra de conceder essa entrevista no seu Recanto dos Autores, um espaço acolhedor que valoriza os novos autores. Obrigada! E um abraço a todos!



* Todas as imagens aqui postadas são do acêrvo pessoal de Rosa Mattos e do Google.


As poesias são todas de autoria de Rosa Mattos.

8 COMENTÁRIOS:

chica

Rosa e seus contos maravilhosos... Foi legal vê-la aqui e saber um pouco mais dela. Temos coisas em comum:> o amor pelo mar...

Parabéns às duas e sucesso à Rosa sempre! beijos,chica

Beatriz Bragança

Querida Anne
Muito obrigada por nos ter dado a conhecer uma autora tão maravilhosa!
Muito sucesso para a Rosa e para as suas produções.
Bom fim de semana para as duas.
Beijinhos da
Beatriz

Luna Di Primo

Oi, Anne passando para ler as novidades e deixar abração e bjãaaaooo

Daniel Costa

Olá Anne
É mais uma das tuas boas entrevistas. Conhecer os mundos interiores de cada pessoa, é sempre agradável.
Foi muito agradável tomar conhecimento, de como é e pensa Rosa Mattos.
Beijos

Patrícia Pinna

Bom dia, Anne E Rosa. Como não passar por aqui e ler tão maravilhosa entrevista?
Não tinha como não vir!
Adorei conhecer bem mais da Rosa escritora e pessoa, achei fantástica a entrevista.
Desejo todo sucesso para a nossa amiga talentosíssima Rosa, esperando que todas as portas se abram, que seus livros sejam sempre sucesso, especialmente esse novo, que já li a sinopse e é maravilhoso.
Achei muito humilde da parte dela não esquecer as pessoas que logo no início estiveram com ela, isso é mais do que justo, é ter gratidão!!!!!!!!!!!!!!!
Parabéns, Anne!
Você como sempre conduz as entrevistas de forma impecável e nos traz o melhor!
Beijos na alma das duas e excelente domingo!

Unknown

Bom dia de domingo!!!!
Não conhecia essa mulher maravilhosa vou la pode deixar, e saber mais sobre ela me encantou parabéns pela bela entrevista mais uma vez...

Abraços de boa semana

└──●► *Rita!!

Evanir

Bom Dia Minha Amiga Rosa.
Foi com emoção e lagrimas nos olhos ,
que estou marcando minha presença nessa justa homenagem , que a amiga de todos nós e excelente escritora também.
Hoje estou um pouco afastada mais nada mais me deixa tão feliz quando uma amiga de tantos anos me concede
a honra de falar tão carinhosamente em meu nome.
A muito tempo meu carinho e afeto pela Rosa fez com que ,
uma amizade regada de respeito e muito carinho nos uniu numa amizade
que nada pode se comparado.
Meu eterno agradecimento por ser uma das amigas , que nunca esqueceu de mim e sempre esteve do meu lado em qualquer momento da minha vida.
E não faltou tristeza e alegria nessa caminhada .
Desejo sucesso tenha certeza nunca vou esquecer do inicio da nossa amizade e muito menos quanto incentivei para começar escrever .
O seu potencial sempre foi notório
diante dos meu olhos.
Desejo que você venha cruzar fronteiras por esse mundo afora .
Um abraço carinhoso sua amiga pra sempre , Evanir.

Anônimo

Oi Anne

A Rosa é a melhor contista que conheço por estas bandas!

Beijos

Photobucket

Compartilhe