• Anne Lieri

  • Anne Lieri

  • Anne Lieri

  • Evanir Garcia

  • Jonas Sanches

  • Franciangela

  • Nato Matos

28/03/2014

A força da palavra


A força da palavra

(Bergilde Croce)





A palavra, excepcional privilégio da natureza humana, exterioriza o pensamento através dos sons emitidos pela voz. É um grande meio para comunicarmos o nosso pensamento. Poderoso instrumento para o bem, para compartilhar a alegria, ou mesmo a tristeza ou a insatisfação, a dor, para transmitir a verdade, aquilo que cada um acredita como valoroso, importante, fundamental.

Pode-se dizer que a palavra governa o mundo, comandando as idéias, dirigindo atividades. É assim, força e poder, vontade e ação, desejo e triunfo, instrumento da razão para o bem e para o mal. 

Expressa a imagem de uma percepção.

Boas palavras confortam, constroem, alegram o coração. "As palavras agradáveis
São como um favo de mel (...) “Prov.16:24”.

Entretanto, pode também significar uma arma perigosa a serviço de contendas, tornando-se ruim, uma ofensa, uma mentira, uma calúnia. Traindo a sua vocação e se tornando uma serpente venenosa. Certas palavras podem fazer ferver o sangue da gente, perturbando a nossa mente, ferindo mesmo como verdadeiros punhais. "Les poignards qui ne sont pas dans les mains peuvent être dans les paroles".Shakespeare.

Hodiernamente temos assistido ao aumento crescente do chamado cyberbullismo em que sites e redes sociais servem como veículos de propagação causando danos irreparáveis em tantas vidas, principalmente jovens. Estatísticas alarmantes do índice de suicídios possivelmente instigados no meio virtual.

Urge uma maior conscientização de todos e compromisso de quem administra tais serviços, pois mesmo sendo disponíveis formas para denunciar a violência verbal na rede, esta encontra sempre seu jeitinho e continua a circular.

Esperemos que nossas palavras sirvam de inspiração para atos bons. Uma expressão amiga proferida oportunamente pode ser de grande ajuda. Não importa se não é acolhida ou não receba aquela atenção por nós desejada, ou nem sequer cause impressão no momento, com o tempo ela surtirá o seu efeito. Boas palavras valem por boas sementes no campo das ideias.



Visite a autora em seu blog:


9 COMENTÁRIOS:

Marli Soares Borges

Bergilde, parabéns por estar no Recanto dos Autores!!

A palavra é poderosa, por isso, temos que inundar o mundo de boas palavras, boas vozes, bons sentimentos e boas ações. E novamente boas palavras e assim por diante. UM primeiro passo. Temos que tentar... e se a gente consegue mudar, já imaginou? Tenho sérias esperanças nessas atitudes amorosas. Bjs Marli

Daniel Costa

Anne, o belo texto de Begilde Croce, têm expressão na seguinte história: um rei, certo dia chamou o seu cozinheiro e disse: hoje quero um almoço feito de melhor que há no mundo. Ao almoço foi-lhe servido língua. O rei intrigado ao outro dia, fez o mesmo pedido. De novo foi-lhe servido língua! Foi então que voltou a mandar chamar o cozinheiro e questionou-o sobre a caso. Este respondeu: há alguma coisa melhor que a língua? Com ela se pode dizer tudo de bom, com ela se enaltece o rei, com ela se louvam deuses! Depois há alguma coisa pior do que a língua? Com ela, se diz mal de todo o mundo, com ela se diz mal do rei, com ela se blasfema contra os deuses.
O rei ficou convencido do bom serviço do cozinheiro.
E nós já alguma vez pensámos no assunto?
Beijos

chica

Adorei ver a Bergilde e sua lucidez característica ao abordar todo e qualquer tema! lindo mais esse! beijos às duas! chica

Elvira Carvalho

Um excelente texto a merecer uma séria reflexão.
Um abraço e bom fim de semana

~ Starseed ~

É como dizem alegria compartilhada é melhor, beijos!

Beatriz Bragança

Querida Anne
Bergilde Croce sabe bem o que diz(escreve)!
A palavra pode ser uma ajuda ou o caminho para a derrota!
É preciso usar da palavra com mestria.
Parabéns a quem redigiu o texto e a si que o fez chegar até nós.
Muito obrigada pelas suas felizes escolhas.
Bom fim de semana.
Beijinhos
Beatriz

Tunin

Uma boa reflexão neste texto.
Abração.

LUCONI MARCIA MARIA

Bergilde eu gosto muito de suas reflexões e crônicas, você tem toda razão a palavra é tudo, levanta um ser como também pode jogá-lo em profundo abismo, excelente beijos Luconi

Bergilde

Olá bom dia a todos vocês!
Agradecendo a Anne por sua disponibilidade e gentileza de sempre para comigo e com cada amigo.
É muito valioso este seu trabalho de divulgação dos nossos pensamentos,textos e publicações neste meio.
Com estima e afeto agradeço também a cada um que nesta postagem comentou enriquecendo-a ainda mais de conteúdo com suas significativas idéias.
Meu abraço fraterno,

Photobucket

Compartilhe