• Anne Lieri

  • Anne Lieri

  • Anne Lieri

  • Evanir Garcia

  • Jonas Sanches

  • Franciangela

  • Nato Matos

02/10/2014

O tempo é o senhor da razão

O TEMPO É O SENHOR DA RAZÃO

(Marli Soares Borges)





Com esse título, criei um evento lá no facebook. E minha contribuição foi esse texto:tempo senhor razão.


"O tempo pediu ao tempo, remédio para o mesmo tempo.
E o tempo respondeu ao tempo, que com o tempo tudo tem tempo."


Frase muito antiga. Ninguém sabe a autoria, sabe-se apenas que foi Marcel Proust quem se encarregou de torná-la conhecida no mundo inteiro e até hoje a dita frase tem atuado como refrigério na vida de muitas pessoas. Quer ver?

Às vezes a gente sem querer se mete numas briguinhas tolas com amigos -- e até mesmo com familiares --, umas babaquices que não acrescentam absolutamente nada na vida de ninguém. E numa dessas, quem de nós não foi acusado injustamente de alguma coisa que não fez? e num toque de mágica passou de inocente a réu? e foi julgado e condenado pelo tribunal improvisado que se formou na ocasião? assim, sem mais nem menos. Acho que isso acontece com todo mundo. E no calor da discussão ninguém quer saber de nada, todos querem ter razão em tudo, ter a última palavra. E você entra nessa e faz uma exposição ridícula da sua imagem! Pronto, lá vem boicote e você percebe de cara. E a dor vem com força. Logo você, que vive perdoando... que faz doces, que oferece cafezinho, que ouve os choramingos, que constrói sempre bons momentos e diz que os ruins ficaram no passado, e ensina que toda mágoa é moeda podre. Logo você que não quer saber de complicações, que odeia brigas e que faz tudo pela paz! Será mesmo que nada disso importa? Sinto dizer, mas agora não, o circo pegou fogo. E nessas horas os interesses pessoais falam mais alto que a própria razão.

E nem tente medidas heroicas para solucionar o problema pois não irão funcionar. Foi mal, seu estômago embrulhou.

Mas o anjo do Senhor, sempre a postos, bate no seu ombro e lhe diz com ternura: sossegue, vai passar, vai passar. Vá descansar, amanhã será outro dia e tudo será esquecido, “o tempo é o senhor da razão”. E você suspira e vai. Ninguém sabe direito como isso acontece, mas a tal frase mexe com a gente, e nos ajuda a reinaugurar novos gestos e tecer novos momentos em nossas vidas, pois o tempo, definitivamente, costuma revelar a verdade e pôr cada coisa no seu devido lugar.



Visite o blog da autora:







11 COMENTÁRIOS:

Elvira Carvalho

Gostei do texto. A frase não conhecia. por aqui se diz: "Dá tempo ao tempo" "Atrás de tempo, tempo vem" e "Não há mal que o tempo não cure" ou " O tempo mostrará quem tem razão"
Um abraço

chica

Muito lindo esse texto da Marli! bjs praianos às duas,chica

Ivone

Lindo texto da Marli, verdade, tudo se resolve com o tempo, pelo menos é o que esperamos, pois as mágoas são orgulho ferido, precisamos aprender com o tempo, esse mesmo citado nos versos, o tempo tudo cura, ainda bem!
Abraços linda Anne, sempre nos presenteando com belos textos!

Carmen Lúcia.Prazer de Escrever

Muito bom,irei averiguar.
bjs amiga Anne.
Carmen Lúcia.

Edum@nes
Este comentário foi removido pelo autor.
Edum@nes

Fantástico, essa do tempo pedir ao tempo!
também se eu tiver tempo, para ao tempo pedir
que o tempo no tempo nos dê contentamento
para que no tempo com o tempo possamos sorrir.

Por hoje fico por aqui,
porque no tempo, não tenho tempo
mas no tempo e com tempo
as suas bem escritas palavras li.

Para a Anne e Marli, desejo uma boa tarde, com tudo de muito bom, beijos.
Eduardo.

Célia

Um texto que pondera nossas ações e atitudes com certas estabanações que nos conduzem em nossos atos. Tempo, dê tempo ao tempo e tudo terá um outro sabor!
Abraço.

Tunin

Em tudo há um tempo. E sabendo administrar bem esse tempo, tudo se resolve a contento.
Um excelente texto para reflexão.
Abração.

Marli Soares Borges

Obrigada querida amiga Anne! Bom estar novamente por aqui com você e poder interagir com seus amigos leitores. Tão bom gente que realmente lê o texto e que sabe fazer comentários compatíveis com o que leu! Gente educada, inteligente e culta. Digo isso porque lá no meu blog, às vezes aparecem uns que só estão interessados em deixar o seu nome e link do blog por lá. E não dão a mínima para o post. Claro que deleto na hora, mas tudo poderia ser tão diferente... Ai, ai, será que estou batendo o pino, pensando assim? Bjs, linda.

Roselia Bezerra

Olá, queridas Anne e Marli
O texto dela deixou um rastro ótimo no face também... foi um debate espetacular por lá... me alegro que tenha participado... saí enriquecida...
Encontrei até uma amiguinha do ginasial... por incrível que pareça...
Bjm fraterno às duas

Lúcia Soares

Anne e Marli, acho que o tempo cura tudo mesmo, o difícil é a gente entender isso.
Quanto mais o tempos passa,mais tento fugir das discussões, principalmente as familiares, que me desgastam muito.
Nada como deixar o tempo passar, para que tudo se ajeite.
Beijos para as duas.

Photobucket

Compartilhe