• Anne Lieri

  • Anne Lieri

  • Anne Lieri

  • Evanir Garcia

  • Jonas Sanches

  • Franciangela

  • Nato Matos

01/09/2012

Recanto entrevista Leonidas Grego





RECANTO ENTREVISTA LEÔNIDAS GREGO
( Anne Lieri)


Leônidas, onde vc nasceu e onde mora hoje?

Nasci numa cidade bem pequena no interior da Bahia, Tucano, mas sai de la ainda bebe e cresci na cidade de Feira de Santana.


Moro em Salvador, cidade que escolhi, apesar de todas as mazelas, é uma cidade maravilhosa – é uma festa, mas o baiano precisa ler mais e valoriza mais eventos literários. Com certeza, o mundo já leu Jorge Amado, falta so os baianos,kkkkkk.


Conte um pouquinho de sua família e de sua infância para nossos leitores.

Cresci na cidade de Feira de Santana, onde jogava muita bola e vivia no mato caçando passarinho– nunca abati um,kkkkk. Graças a Deus, pois, gostava mesmo é de admirar. Tinha um local chamado de lagoa de Missuca, com muito mato, uma lagoa e animais silvestres que hoje não existe mais. O homem invadiu e a destruiu, uma pena. Dai, surgiu a minha vontade de fazer livros que ajudem a proteger a natureza. Formar o ativista do futuro.


Fale sobre o escritor Leônidas Grego. Quando e como começou a escrever? Prefere escrever para crianças ou tem obras para adultos também? 
Continue lendo...

aDORO escrever para crianças. mas tenho muita coisa escrita para adultos. Tenho a minha página no Recanto das letras, um site de escritores, onde escrevo e posto contos e poesias , no geral escrevo para adultos no RC. Comecei a escrever, ainda quando fazia o ensino fundamental. Fazia histórias em quadrinhos e escrevia contos infantis. Havia um amigo que era o meu parceiro de infância de criações. Sempre estava na casa dele fazendo cadernos e mais cadernos de histórias em quadrinhos de terror e kung-fu. Niel, um abraço.



E seu blog como surgiu? Fale um pouco sobre ele e deixe um link

Da necessidade de se ter um espaço único, onde pudesse postar os meus contos, sem censura, escolhas ou demais frescuras,kkkk. Ainda estou arrumando o blog. La coloco todos os meus trabalhos, incluindo os de histórias em quadrinhos.

Link do blog:

.


Você irá lançar vários livros infantis agora em outubro. Conte-nos a respeito desse projeto.





Tenho dois livros para serem lançados, agora. O Planetinha, um livro infantil, com a abordagem ecológica, pela editora Pimenta Malagueta e estou lançando O Reino Marinho pela Biblioteca24H.



 Lancei agora um encarte em histórias em quadrinhos que aborda uma pequena hq de Irmã Dulce que saiu na revista Família Cristã do Brasil. 






Estarei lançando ainda uma coleção de revistinhas educativas que abordam o BULLYING, A PEDOFILIA, ACUIDADE VISUAL para crianças na escola, A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA, uma revistinha de DROGAS, DENGUE, IGUALDADE RACIAL, VIOLÊNCIA NA ESCOLA, TABAGISMO PARA ADOLESCENTES e mais de 15 temáticas do interesse da escola, da educação. 




Estou ilustrando uma revistinha em quadrinhos que conta o surgimento da cidade de Lamarão e da cidade de Lamarãozinho.




 Faço uma versão em quadrinhos do livro Os Quatro Elementos de uma xamã baiana, com grande experiência espiritual. 

Itambôs , Os Mistérios dos Vales é o meu próximo trabalho, através da editora Kalango , uma revistinha de cunho ecológico – um trabalho muito bonito. 
Estou ilustrando dois livros infantis para o grupo Literarte, com cores e diagramação de Fabio Maltez. Fui convidado pela editora Multifoco para participar com um conto para o livro Os Matadores mais Cruéis que Conheci – através do responsável pela organização, o escritor Afobório . lançamento, em Outubro.




É você mesmo que cria as capas de seus livros e os ilustra? Como surge a inspiração? 

Eu sou de profissão desenhista. Trabalho como ilustrador de livros didáticos e de literatura, como de histórias em quadrinhos. Sim, eu mesmo faço as ilustrações dos meus livros, inclusive, as capas.


Deixe os links de onde podemos encontrar os seus livros.

Email: grego.desenho@gamil.com







Musica preferida.

Dark Side Of de Moon – Pink Floyd – a música que não envelhece.



Cor preferida.


ROXO




Animal preferido.

Amo todos os animais, já tive vários cachorros. Chorava quando os perdia. Adoro gatos e passarinhos. Amo todos os animais, amo a natureza. Grande parte dos meus livros abordam a questão da ecologia.




Lugar preferido.


Um recanto no campo ou na praia – a Ilha de Itaparica, onde, vez em quando se encontra o escritor João Ubaldo.




Flor preferida.


Rosa, ela é o simbolismo maior do amor. Gostaria de ter passado pela vida e ter tido a oportunidade de ter oferecido uma rosa á minha mãe – coisa que não foi possível. Infelizmente.

Então, essa rosa o Recanto oferece em seu nome á sua mãe e temos certeza que ela irá receber e adorar!

Uma poesia sua.

PERIFERIA (clique na palavra e leia a poesia)





Uma frase para nossos leitores.

Ler é descobrir mundos e a si mesmo.


Tem mais alguma coisa que queira divulgar ou que não abordamos na entrevista?


Algo marcante no começo de minha carreira: Comecei a minha carreira participando de 03 eventos importantes:

A realização de uma animação para o clip de fim-de –ano de Roberto Carlos e A Turma do Balão Mágico, mais uma mensagem de fim-de-ano para a Rede Globo, e a renovação da vinheta de abertura da Tv Aratu, com o galinho.( este mais especial, pois, fazia parte da minha infância. Muitas foram as tardes assistindo a sua programação com desenhos animados, filmes e demais programas- depois, ainda adolescente, participar da renovação desta vinheta foi algo bem realizador)



Muito obrigada Leônidas, pela gentileza de sua entrevista!


Parabéns pelas coisas bonitas que realiza!


Sei que sua carreira é ampla e vc é um artista com várias habilidades e gostaríamos de sempre postar trabalhos seus por aqui! É só nos avisar quando quiser participar!


beijos da Anne e muito sucesso e felicidade em sua vida!

7 COMENTÁRIOS:

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS)

Adorei conhecer o escritor Leonidas! Seu trabalho é maravilhoso. Conscientização com criatividade!
Parabéns!
Beijos, Anne linda!

LUCONI MARCIA MARIA

Anne quanta gente de talento que não conheço, vou entrar no blog dele pois adorei a entrevista, só que amanhã por que agora bateu um soninho, parabéns e obrigada por compartilhar autores tão bons, beijos Luconi

Bandys

Parabéns Anne pela entrevista.
Fiquei encantada com tudo que li.
Um trabalho excelente, adorei.

beijos

Unknown

Que legal essa ideia de falar
sobre as pessoas queridas, evc
faz isso muito bem
Eu adoro saber de Leônidas tudo
parabéns ao Leonidas
Bjuss
Rita!!!

Jack

otimo diaaa
bjuss

Tunin

Que legal a história do Leônidas, Anne! Não o conhecia e vou lá para visitá-lo.
Você tem um jeitinho todo especial em suas entrevistas e a arrumação é tão genial que colore os nossos olhos. Parabéns!
Abração.

Cecília Alves Feitoza

Gostei muito da entrevista.O Leônidas é um excelente desenhista,o desenho do zumbi em seu blog está perfeito.Como escritor eu destacaria seus trabalhos infantis e um conto seu em particular chamou minha atenção: "Dedo Duro" (este está postado no site recanto das letras) é um conto seriado acredito que vcs vão gostar bastante assim como eu gostei.

Photobucket

Compartilhe