• Anne Lieri

  • Anne Lieri

  • Anne Lieri

  • Evanir Garcia

  • Jonas Sanches

  • Franciangela

  • Nato Matos

23/02/2014

Recanto entrevista Elaine Gasparetto

Recanto Entrevista Elaine Gasparetto

(Anne Lieri)




Elaine, primeiro quero dizer que é uma alegria ter vc em meu blog!
Conte-nos onde vc nasceu e onde mora hoje?

Nasci, cresci e sempre vivi no mesmo lugar, em São Joaquim da Barra, cidadezinha do interior de São Paulo.



Como foi sua infância? Tem alguma lembrança?

continue lendo...
Foi boa, eu acho. Na verdade foi curta, naquela época a gente começava a trabalhar bem cedo, eu comecei aos 11 anos. Então a infância mesmo durou pouco pois mesmo antes de trabalhar fora, como filha mais velha, havia o trabalho de casa. Pra te dar uma ideia eu aprendi a cozinhar com menos de 6 anos e aos 8 já fazia de tudo na cozinha.




E hoje? Como é sua família? É casada, tem filhos?


Sou casada desde 1995, com o mesmo marido. Não tenho filhos, nem terei. Mas tenho uma irmã, um irmão e 5 sobrinhos, sendo que dois desses são meus afilhados.


Blogar é uma paixão ou é mais? Conte sobre como surgiu a ideia de um blog e quanto tempo está na blogosfera.

Meu blog existe desde 2008.
No começo era curiosidade, depois virou um amor sem limites e por fim se tornou profissão.

A ideia do blog surgiu por acaso, eu sequer sabia digitar quando criei o blog. Estava na internet há poucos dias, era um mistério imenso. Caí em um blog, nele tinha a navbar do Blogger e lá tinha a frase Criar um blog.

Eu cliquei, e fui fazendo o que a tela pedia.

Daí nasceu o meu blog.

Agora vou aproveitar sua presença aqui para saber algumas dicas sobre blogs. No seu blog sempre temos dicas para blogueiros sobre todos os tipos de assunto. Qual o assunto que os blogueiros mais têm dúvidas?


Como fazer o blog crescer. Sem dúvida essa é a campeã. Me perguntam de tudo: como fazer o blog bombar, como ter mais comentários, como ter um blog interessante, como ter mais seguidores (a campeã, nunca entendi por que), como escrever, como atrair leitores, como ganhar dinheiro com o blog, como ficar famosa com o blog, e por aí vai.

Toda semana são, ao menos, uns 20 pedidos desses. Mas sem dúvida a campeã é mesmo como ter mais seguidores...

A resposta?

Não faço ideia. Sempre acham que estou me negando a dar a dica, mas o fato é que eu não faço ideia de como cheguei aos números (nem tão expressivos assim) que cheguei, e nem sei se de fato isso quer dizer alguma coisa...





Um assunto controverso é sobre plágio. Procuro ter muito cuidado aqui no Recanto dos autores que é um blog para ajudar na divulgação de novos autores. 
Como podemos divulgar outros blogs e escritores sem cair no erro de plágio, direitos autorais e essas coisas?


Muito simples: peça permissão, se possível. Se não for possível use apenas uma imagem do blog que deseja divulgar, um trecho pequeno do post e link para o conteúdo original.

A regra é: faça como gostaria que fizessem com você.
Pense comigo: se eu vou ao seu blog, leio algo lindo ou útil, copio tudo e posto em meu blog, mesmo dizendo que foi você que escreveu, mesmo colocando o link de seu blog ao final.... que vantagem você leva? O leitor já leu o post, porque iria ao seu blog ler de novo a mesma coisa?

E o mais grave: quando copiamos e colamos na íntegra um texto, um passo a passo ou um tutorial prejudicamos o autor original e a nós mesmos pois uma das coisas que mais contribui para o rebaixamento de blogs em resultados de pesquisa são os conteúdos duplicados.

Se forem imagens pessoais, aí o cuidado deve ser redobrado porque quem fez a foto tem direito autoral sobre ela. E quem produziu o texto também.

Naturalmente quando são imagens cuja autoria é impossível definir o melhor é não usar ou creditar à fonte mais antiga que conseguir localizar.

Imagens muito difundidas na internet, como gifs por exemplo, nem sempre dá pra creditar.

Mas fotos? Sempre dá. E textos, poemas, contos, crônicas, tutoriais de artesanato? Sempre, sempre use o expediente de citar um trecho e linkar para o post original.



Com relação aos comentários nos blogs. Vc acha que sempre que visitamos um blog devemos deixar comentário ou isso não é necessário? E uma pessoa que nos visita em nosso blog devemos sempre retribuir ou só visitar de vez em quando?


Acho que existe o mundo ideal e a realidade da vida.
No mundo ideal a gente deveria retribuir todas as visitas e responder todos os comentários, sempre, sem exceção.

Deveria visitar e comentar em todos os blogs que segue, sempre.

E deveria comentar em todos os posts que ler.

Mas eu pergunto:

Isso é possível?

Para alguém talvez seja, pra mim jamais foi e jamais será.

O que eu tento fazer é adequar o ideal à realidade: tento responder quando é uma pergunta (não consigo, mas eu tento), tento comentar quando leio algo que eu goste, e tento curtir ou recomendar um bom post quando não dá tempo de comentar.

Mas jamais conseguiria retribuir todo mundo.
Aliás esse é o principal motivo pelo qual eu mantenho a categoria Dicas para blogs como a mais ativa do blog. É a minha forma de dizer muito obrigada pelos comentários lindos, pelas visitas que só crescem, pelo carinho, pelas mensagens, pelas curtidas.

Como não posso dar a atenção individual que cada pessoa que comenta e visita meu blog merece achei essa forma, de disponibilizar o que aprendo como forma de agradecimento.

É meu trabalho, mas eu reparto como forma de dizer muito obrigada por estarem comigo todo dia...



Vc realizou um concurso em seu blog que resultou em um livro.  Como foi realizar esse trabalho? Era um sonho?
Na verdade foram 2 livros.

Olha, não era um sonho, era mais um delírio rsrsrs. A ideia surgiu, eu botei em prática. Sem ter a menor noção do que era editar um livro, sem planejar, sem imaginar o abismo que é editar e publicar um livro.
Foi a coisa mais louca que já fiz no blog, a coisa mais insana e mais atrevida.

Se não fosse a Macá e o Júlio, marido dela, donos da Editora Digitexto, eu teria dado com a cara na parede e tido o maior fracasso do mundo como blogueira. 

Teria sido um fiasco sem tamanho.


Mas Macá apareceu, comprou a ideia, entrou com disposição, talento e paciência,  e os livros existem, estão aí pra posteridade. Olha que lindo isso!

O mérito é dela e do Júlio. Além, claro, dos autores que participaram e fizeram o livro existir de fato.
No fim foi algo incrível, inacreditável e louco. Nem parece que fui eu que comecei, eu que geralmente sou medrosa e cautelosa...


Elaine, fale um pouco dos blogs que vc já fez? Vc gosta desse trabalho? Que tipo de blog dá mais trabalho pra fazer?

Ah... meus blogs lindos e fofos rsrsrs

Amo muito, é uma paixão que não dá pra explicar. Só paixão pra justificar 18 horas trabalhando, só paixão pra explicar a ânsia de aprender, de melhorar, de evoluir, de fazer mais e melhor.



  
Para um blog ser bom o que ele deve ter?


Leitores; sem leitores mesmo o blog mais lindo, mais bem feito, mais completo, mais cheio de recursos, nunca será bom de fato.

Ter quem nos leia é o maior tesouro que um blogueiro pode ter.

Na parte prática da coisa um blog bom é aquele que deixa o leitor ler. Limpo, leve, bem escrito, sem erros grosseiros de português, sem agressão visual e sem agressão sonora. Muita gente me diz que escreve errado porque não estudou. Isso é conversa fiada. Eu pouco fui à escola, mas estudo todo dia, leio muito e acato quando me corrigem. Ler um texto cheio de erros é muito ruim. Não é?


Musica preferida.

Sou bem pouco musical. Citaria She, de Elvis Costello. E algumas de outro Elvis, o Presley rsrsrs


Gosto de jazz, do rock dos anos 80...








Cor preferida.


Gosto de tudo, mas depende do dia. Hoje diria lilás, mas tenho dias de azul, de verde, de preto, de rosa...






Animal preferido.

Cachorro, sempre.





Lugar preferido.

Minha casa. Sempre.






Flor preferida.


As rosas vermelhas do meu mini jardim. Minha mãe plantou, a roseira dá umas rosas lindas, vermelhas, lindas!




Uma frase para nossos leitores.

Viva. E deixe viver.

Em tempos que a vida está exposta na janela (do navegador) acho fundamental levar à sério a ideia de viver a própria vida e deixar que cada pessoa faça o mesmo. Afinal, o que serve para minha vida pode não servir para mais ninguém, e o que serve pra todo mundo pode não servir pra mim.

Não é?




Muito obrigada pela gentileza de sua entrevista.

Você disse coisas muito úteis para nossas vidas e nossos blogs também.

Gostei demais de entrevista-la e conhece-la melhor!
Receba o meu carinho e admiração!

Quem quiser visitar a Elaine é só clicar abaixo no link:



Elaine Gasparetto





20 COMENTÁRIOS:

chica

Que bom ver a querida Elaine por aqui! Li,adorei, vi mais uma vez evidenciada sua modéstia... Ela sabe o que faz, é guerreira, humana e muito amigona.Está sempre pronta pra ajudar com suas importantes dicas!

Adorei! beijos às duas, linda semana!chica

Anônimo

Anne! Gostei muito da entrevista. E é assim mesmo, começamos a Blogar por acaso, e depois nos apaixonamos! Beijo!

Marineide Dan Ribeiro

Esta mulher merece ser homenageada...Acompanho o trabalho dela e luta pela vida que ela trava todos os dias...Bravo pela força de vontade e coragem com que ela enfrenta tudo!

Beijos Anne e, mais uma vez meus parabéns pelas belas escolhas.

Até!

ZULMIRA ROMARIZ

Gostei da entrevista, Anne,
seu canto é sempre informativo,
boa semana e beijo

Paula Louceiro

Adorei a entrevista.
Adoro a Elaine. Nem sempre comento, mas acho que é uma mulher muito centrada e que leva a vida da melhor forma possível. Guerreira e generosa.
Bjos

Marli Soares Borges

Gostei da entrevista Anne, das perguntas e das respostas da querida amiga Elaine. Parabéns, beijos nas duas!

Val

Elaine é uma mulher universal, uma guerreira, altruísta, generosa, com uma grande história de vida. Gostei de ler a entrevista! bj

Elvira Carvalho

Gosto da Elaine. E gostei demais da entrevista. Foi como se estivesse a reviver a minha infância de menina pobre que mal nasce menina logo é mulher, especialmente se é a mais velha que logo tem que cuidar dos irmãos. As suas respostas mostram-nos uma mulher forte, decidida e empreendedora.
Obrigada às duas.
Um abraço e uma boa semana

Jô Turquezza

Nossa! O que dizer?
Conheço um pouco da vida da Elaine, por seus relatos e agora aqui no seu blog.
Mulher que é exemplo de vida, de coragem, de força interior, de amor ao próximo, de um carinho imenso, de uma sabedoria.
Já disse que um dia vou conhecê-la pessoalmente e dar um abraço de agradecimento por tudo que ela é e que passa para a nossa vida! Aprendemos demais com ela.
E achei muito legal você chamá-la para esta linda entrevista.
Beijos para vocês.

Beatriz Bragança

Querida Anne
Uma grande entrevista a uma grande senhora!
Muitos parabens.
Beijinhos
Beatriz

A Casa da Mãe Jana

Olá Anne,
a entrevista da Elaine foi bem bacana, sempre informativa e também bem aconchegante. Principalmente quando traz o aspecto pessoal.
Parabéns pela iniciativa e pelo seu espaço, que é muito acolhedor.
Beijos e uma ótima semana.
Jana =)

Paula Mello

Elaine é luz. Ilumina onde passa, vai plantando flores e amores.

Parabéns pela entrevista!!

Patricia P. Galis

Adorei conhecer um pouco mais sobre a Elaine, ela é quem cuia do meu blog, é estritamente paciente e profissional.
Parabéns Anne pela entrevista gostei das perguntas e claro das respostas.

maria claudete

Parabéns a você Anne pelo espaço aberto a esta figura maravlhosa e incansável que é a Elaine,sempre disponível e acolhedora , além de profissional dedicada e amante do que faz. Bela entrevista!

Lúcia Soares

Anne, é sempre bom vir aqui e ler estas entrevistas tão boas.
A Elaine é quase uninimidade, tem uma legião de fã. Aprecio muito o esforço dela, autodidata, comunicativa, um exemplo de pessoa. Sou fã, gostaria muito de abraçá-la um dia, pessoalmente, claro! rs
Beijo nas duas.
Ahhh She é uma das "músicas da minha vida", sou afinada com a Elaine.

Maria Célia

Olá, bom dia
Já conheço a Elaine e seu blog fantástico há muito tempo, aliás, ela fez o último layout do meu bloguito.
Gostei demais das respostas da Elaine, ela demonstra ser uma pessoa corajosa, forte, mas ao mesmo tempo doce e sincera.
Parabéns pela bela entrevista.
Um beijo.

lenalima

Muito bom , adorei!

Maria Teresa Valente

Oi Anne, amei a entrevista da Elaine, falar sobre ela dispensa comentários, só posso dizer que devo muito à Elaine que é uma pessoa amorosamente generosa. Auto didata, que por si só já diz tudo, não esperou sentada, fez suas próprias conquistas e hoje oferece seu conhecimento. Parabéns pela escolha, abraços carinhosos
Maria Teresa

Silenciosamente ouvindo...

Annee e Elaine são duas pessoas
fantásticas da Net que tive a sorte
de conhecer. A Elaine tem atravessado momentos da sua vida
pessoal terríveis, no entanto nunca
deixou de ser uma pessoa acessível
e simpática. Respeito-a IMENSO!!!
Admiro vocês brasileiras, que têm
sempre imensas ideias e tornam
os blogues numa coisa mais viva.
Gostei muito desta entrevista.
Parabéns a ambas e beijinhos.
De Portugal: Irene Alves

Sara Jane Amorim

Acompanho o trabalho da Elaine há algum tempo, ela quem customizou o meu blog... Ela é super talentosa!!!!
Já aprendi muito com ela e tenho certeza que tenho muito mais a aprender, ela é um abismo de sabedoria...
Entrevista 10!
Parabéns!

Photobucket

Compartilhe