• Anne Lieri

  • Anne Lieri

  • Anne Lieri

  • Evanir Garcia

  • Jonas Sanches

  • Franciangela

  • Nato Matos

25/12/2011

Recanto entrevista Irene Moreira





RECANTO ENTREVISTA IRENE MOREIRA
 ( Anne Lieri)

 Nosso presente de Natal é a querida amiga e blogueira mais que talentosa: IRENE MOREIRA!

Recanto- Irene,onde você nasceu?
Irene- Nasci no Rio de Janeiro , nesta linda Cidade Maravilhosa que amo de paixão.


Conte um pouco de sua vida atual, familiar e profissional.
Irene- Sou casada há 35 anos, tenho um filho formado em Ciência da Computação especialista em Suporte de Rede que está construindo o seu lugar ao Sol o que nos deixa muito orgulhosos. Hoje a minha casa ficou muito grande onde praticamente só tem meu velhote e eu, mas é na minha saleta onde passo o tempo que me sobra. É nela que me entrego à leitura, aos meus hobbies de blogueira e aprendiz de escritora.   
Trabalho como Gerente Comercial e Marketing em uma empresa de Telecomunicações. Atuo nesta área há mais de 30 anos e já sou aposentada, mas ainda continuo prestando consultoria.
Sou graduada em Ciências Biológicas onde atuei como professora por um curto período para depois me dedicar à profissão de mãe.
Quando retornei ao mercado tive a oportunidade de ingressar no ramo de Telecom onde acabei fazendo cursos de especialização e estou até hoje.
Confesso que já penso em largar essa rotina e curtir o resto da vida paparicando a família, viajando, lendo, escrevendo e tudo de bom que Ele permitir.


Recanto- Como foi a sua infância? Fale um pouco dessa fase de sua vida.



Irene- Toda a minha infância até a fase adulta morei em Copacabana. É lá que estão as minhas raízes e uma grande parte da minha história.
 
Sou a segunda irmã de um total de cinco irmãos. Vivemos cercados pelo amor de nossos pais e avó (todos de origem portuguesa) que nos deram uma educação exemplar. Estudei em um colégio de freiras (Santo Amaro) onde não só aprendi a ler e escrever, mas como também recebi ensinamentos sobre a fé em Deus, a música, dança,teatro e até trabalhos  manuais.  Adorava quando chegava as férias de final de ano que passávamos em uma fazenda em Vassouras. Maravilhosas recordações de estar em contato com a terra, os animais, andar a cavalo, de bicicleta, tirar leite da vaca, dar milho para as galinhas, subir em árvore para pegar manga, enfim momentos únicos e inesquecíveis.



Sol, mar, praia é o “Lugar que eu amo” e saiba melhor clicando o link:





Recanto- Poderia nos falar sobre os seus blogs? Quando começou a escrever e qual a inspiração para seu blog? Deixe os links de seus blogs.



Irene- Vou começar pelo blog da M@myrene  que foi o primeiro . Já tinha feito alguns rabiscos em um blog na bol, mas como não sabia usar direito não me animei a continuar. No final de abril de 2009  a minha amiga e parceira Vivian Pereira que me levou a esse mundo espantoso da blogosfera. Foi então que nasceu a M@myrene  onde  comecei a rascunhar algumas postagens sobre assuntos diversos.
Surgiram os seguidores com seus comentários e com isso fui trilhando por outros caminhos, conhecendo blogs com assuntos desde os mais simples aos mais polêmicosCheguei aos blogs de projetos que me ensinaram a aprimorar a minha escrita e a criar histórias que até hoje não parei para saber a dimensão desse meu acervo. Tenho como grande incentivadora a amiga Chica que desde o início me acompanha.
Tenho como marca o chapéu que acho um acessório que dá um charme a mulher e me faz lembrar da minha avó e da mamãe.
 
Outro blog que tenho o maior carinho é A Vitrine de Sonhos que nasceu do dia para a noite , depois de um lindo sonho e de uma vontade de mostrar o meu lado criança, de escrever dos meus momentos de menina, dos meus sonhos e desse mundo mágico que vive dentro de nós.
Deixei como imagem os primeiros banners que serão sempre as marcas da M@myrene e da A Vitrine de Sonhos.
A minha inspiração vem da minha necessidade de falar sobre os meus sentimentos  e do que me faz bem a alma . Escrever é poder viajar por diversos lugares, é realizar sonhos os mais impossíveis é transbordar emoções que me enchem de felicidade, que me completam.
Já fiz um post falando sobre isso em uma participação para o PSP  -                “A Blogosfera na minha Vida

Onde me encontrar:


Recanto- Como se sente quando escreve? O que significa a literatura na sua vida?
Irene- Escrever é poder viajar por diversos lugares, é realizar sonhos os mais impossíveis é transbordar emoções que me enchem de felicidade, que me completam. É brincar com as palavras, é usar a alma além do coração e é esse dom que flui na minha veia de aprendiz de escritora.
Meu pai foi o grande incentivador do amor pela leitura. Eram tantos livros que em todos os cômodos da casa tinha estantes que cobriam as paredes. Mamãe dizia que morávamos dentro de uma biblioteca. A literatura na minha vida é igual ao alimento que preciso para manter o meu corpo e a minha mente saudáveis.




Recanto- O que você acha das redes sociais? Qual o significado delas em nossa vida hoje?
Irene- As redes sociais cada vez mais estão tomando conta do espaço virtual.  Acho que é de suma importância estarmos presente, participando e interagindo , pois só temos a engrandecer nosso conhecimento, na divulgação de nossos trabalhos . Não existe mais distância que seja um impedimento para que possamos conseguir informações que antes eram difíceis de chegar até nós. Poucos eram os privilegiados e hoje está ao alcance de todos. Hoje sou uma participante ativa no Facebook, twitter e skoob e com menos freqüência no Orkut.




Recanto- E as escolas de hoje? Qual sua opinião sobre elas? Acha que temos um país onde a leitura é incentivada?
Irene- As escolas de hoje ainda precisam melhorar em muitos aspectos. Comento como cidadã e uma mãe que viu seu filho sofrer para conseguir se formar em uma faculdade do Estado onde                       teve mais greve do que aulas. Uma faculdade que tem peso de estar no seu currículo, mas não oferece condições básicas para sua formação e fora as condições precárias de suas salas de aulas e banheiros.  É por isso que cresce cada vez mais a  rede do ensino particular em uma  disputa acirrada para crescer o seu número de alunos e pergunto: Será que também se preocupa da mesma  forma em ter um corpo docente de professores experientes  para te uma qualidade de ensino a altura do preço que cobram?
Acho que  a leitura nas escolas é pouco incentivada. Poucas as escolas que possuem uma biblioteca para seus alunos.  As faculdades tem biblioteca e procuram manter um acervo de livros didáticos e literários, mas não conheço a fundo para poder estar debatendo  sobre o assunto.
O que gostaria de ressaltar  é que no mundo virtual o número de blogs literários é muito grande e cresce a cada dia. Blogs de  jovens na faixa dos seus 13, 14 anos que são leitores compulsivos.
Deixo aqui uma frase escrita por um menino de 14 anos quando perguntaram a importância da literatura em sua vida. “  Os pássaros precisam das asas para voar enquanto eu preciso da literatura para viajar.”
As Editoras incentivam muito dando livros para que leiam, façam resenha, divulguem e sorteiem um exemplar. Tenho acompanhado de perto através do blog Vitrine de Promoções que participo em parceria com a Vivian Pereira.


Recanto- Você tem algum projeto para um  livro? Como foi participar do “Vidas”?
Irene- Tenho algumas histórias iniciadas e pretendo brevemente poder estar dedicando o meu tempo para concluí-las e quem sabe pensar em editar um livro.
Quando enviei o meu conto para participar do “Vidas” o fiz sem imaginar chegar a final e estar hoje com dois contos meus em um livro. Foi uma sensação muito boa e que mostrou que eu sou capaz
Recanto- Agora é o momento “Marilia Gabriela”. Eu falo uma palavra e você diz o que te vier á cabeça.

Uma música-   Reach com Gloria Stephan






Um filme- A Noviça Rebelde


Uma cor- Vinho



Um sonho- ser vovó  e se for uma netinha ... vou babá



Uma alegria-  Meu filho 






Recanto- Deixe um pensamento, uma palavra ou uma frase que goste para nossos leitores.
Irene-
"O homem não morre quando deixa de viver, mas sim quando deixa de amar." (Charles Chaplin)

Muito obrigada pela gentileza de sua entrevista!
Você mandou tudo formatado e eu acabei mudando algumas coisas, espero que não se importe!
Irene, você é aquela amiga do coração e sua entrevista só confirma a qualidade de pessoa que você é!
Tenho certeza que os leitores irão adorar sua entrevista, assim como eu também adorei!
Esse mimo é para voce:


Eu é que agradeço a oportunidade de poder responder a esta entrevista e contar um pouquinho da minha história. Beijos


13 COMENTÁRIOS:

Tunin

Beleza de estrutura literária! A entrevistada é cheia de recursos pessoais e tem muito a nos oferecer.Vou conferir o seu blog. Parabéns, Anne pela maravilha de entrevista! Abração.

nana

Uma ótima entrevista e entrevistada. Também quero conhecê-la melhor, irei visitar seu blog.

Anne espero que o seu Natal seja de paz e amor entre família e amigos.

abçs

She

Obaaaaaaaaaaa! Amei, tenho um carinho enorme pela Irene! Beijo, beijo e tudo de bom para as duas! ;)
She

Simone MartinS2

Adorei!! É sempre bom aliarmos a imagem da pessoa com sua historia isso nos torna mais proximos e passamos a admirar melhor a(o) escritor(a) por detras desta telinha mágica...Bjinhos para as duas...fiquem bem! Parabens!!

chica

Vocês arrasaram!!!Lindo demais.Adorei e a Irene é um amor, foi bom saber mais dela! Parabéns às duas e pra ti,Anne, ótima viagem!

Feliz 2012!!!(para as duas e famílias e todos que por aqui passarem! beijos,chica)

Irene Moreira

Vim correndo para ver e ler a minha entrevista e confesso que a emoção foi tanta que a respiração ficou ofegante!

Não tenho palavras para agradecer e expressar o quanto adorei em ser escolhida para entrevista e agora de er o resultado.

São momentso como estes que não tem preço que pague.

O meu muito obrigado e clalro que já postei na mamyrene a minha 1ª entrevista.

http://mamyrene.blogspot.com/2011/12/minha-1-entrevista-no-recanto-dos.html



Beijos no seu coração.

Felisberto T. Nagata

Olá! Boa noite!
Mais do que a entrevista, q por si só, já é maravilhosa...a humildade da Irene, pós entrevista, me cativou!
Parabéns, Anne, pela "condução".Parabéns, Irene, pelo encanto.
Parabéns à nós, pelo presente recebido!
Boa semana!
Feliz Ano Novo!

Unknown

Anne, boa noite!
Conheço já há algum tempo a Irene, (dos blogues, é claro) mas esse é o retrato que imaginava dela.

Beijinho com votos de continuação de Festas Felizes.

Ana Martins

Vivian

Olá,Anne!!

Parabéns pela entrevista!!!Ficou linda!Bom saber mais da Irene!Uma pessoa do bem,talentosa e muito querida!!!
Beijos pras duas!!Tudo de bom!!!
Sucesso!!!

Bel Alves

Adorei a entrevista, assim podemos conhecer um pouco mais a Irene...
Parabéns!!!
Paz e bem

Fernanda Ferreira - Ná

Parabéns a ambas.

Conheço bem a Irene, somos como irmãs e sabia quase tudo o que ela deixou aqui em jeito de entrevista.
Gostei da ideia, aliás ela é genial.

Parabéns de novo.
Beijinho

Roselia Bezerra

OLÁ, QUERIDA
Que o seu Novo Ano seja repleto de realizações e bênçãos!!!
Um Novo Olhar sobre todos os segmentos da sua vida e em todos os níveis do seu viver...
Novas alegrias e nova paz de espírito...
Novos horizontes a alcançar...
Novos ações, novas intenções e novas operações...
Viva 2012 que chega pra ficar e nos renovar!!!
Seja muito abençoada e feliz!!!
Bjm festivo

Roselia Bezerra

Olá, meninas lindas!!!
Bastante atarefada com a família, só hoje pude passar... como vc disse, querida, filho ou no singular ou no plural é motivo de alegria sim... e nisto estou...
Muito bom te conhecer mais, amiga!!!
Bjs festivos de paz

Photobucket

Compartilhe