• Anne Lieri

  • Anne Lieri

  • Anne Lieri

  • Evanir Garcia

  • Jonas Sanches

  • Franciangela

  • Nato Matos

28/01/2012

Recanto entrevista Helena Chiarello




RECANTO ENTREVISTA HELENA CHIARELLO
(Anne Lieri)





 Recanto: Helena, onde você nasceu?
Helena: Nasci em Caçador, cidade do interior de Santa Catarina, lugarzinho bonito e sossegado que acompanhou minha história e que adoro de paixão!



Recanto: Conte um pouco de sua vida atual, familiar e profissional.
Helena: Minha vida atual é reflexo de todas as coisas que sempre me motivaram e emocionaram: o amor, a convivência, a surpresa, a beleza da vida, das pessoas e das coisas.
Sempre fui uma apaixonada pelas Artes e pelas Letras. Gosto de dizer que minha formação nessas áreas é acadêmica e afetiva. Já desenhei, já pintei, fiz modelagem, cerâmica, colagem e tapeçaria, pelo puro prazer de experimentar diferentes formas de expressão artística.  Também fiz teatro e fotografia.



Desde criança, sempre gostei de ler, e escrever foi consequência desse hábito. Gosto de transitar livremente por vários gêneros literários: poesia, prosa, crônica, poetrix e textos infantis. Já escrevi roteiros, pequenas peças de teatro e fui redatora e colunista de um jornal em minha cidade.
Ultimamente, tenho me dedicado mais à poesia e, ocasionalmente, à fotografia, por me proporcionarem prazer indescritível.
Vivo atualmente em Blumenau-SC, cidade que adotei como “segunda terra natal”.


Em relação ao aspecto profissional, atualmente (depois de vários anos trabalhando com Educação como Professora de Arte, Assessora Pedagógica Administrativa e Orientadora Educacional), sou responsável pelo setor administrativo da nossa editora – a Bárbara Editora, na qual também desenvolvo atividades de revisão de conteúdo e imagem.

Tenho dois filhos que são meu orgulho e minhas alegrias mais perfeitas!  E uma pessoa que partilha comigo cada momento de vida de forma incrivelmente bonita! E penso que ao falar sobre vida familiar, essa coisa tão especial e maravilhosa, teria tanto a contar que pra dizer tudo teria que escrever um livro... Um desses livros que a gente abre e vê cheio de pessoas amadas, histórias, imagens, emoções, lembranças, sonhos, conquistas, esperanças, algumas lágrimas e muitos sorrisos!



Recanto: Como foi a sua infância? Fale um pouco dessa fase de sua vida.
Helena: Feliz! Fui uma criança bastante moleca que teve a felicidade de crescer em uma família que dava extrema importância ao respeito, à disciplina, à responsabilidade, à afetividade, ao bom convívio e aos muitos outros valores que atualmente estão um tanto “em baixa”. Meus pais foram ótimos em exemplo e incentivo. Brinquei muito, vivi muito. Briguei algumas vezes e aprontei mais ainda! Não era de “me acomodar”, como dizia minha mãe, com brincadeiras “adequadas” a uma menina... Tinha bonecas e todas essas coisas. Fantasiava, inventava princesas e fadas, sonhava e curtia muito tudo isso!  Mas sempre gostei de bolas, bicicletas e tantos outros brinquedos “de meninos” que me pareciam muito mais criativos e competitivos... (risos). E claro que sempre me vi em meio a livros, cadernos, tintas, lápis e todas as “artes” (nos dois sentidos) e engenhosidades que herdei de meu pai e que acho já gostava antes mesmo de nascer.



Recanto: Poderia nos falar sobre os seus blogs? Por que decidiu fazer um blog? Deixe os links de seus blogs.
Continue lendo...
Helena: Creio que toda pessoa que escreve gosta de partilhar suas ideias. Desde adolescente, tinha mania de escrever e “gastei” cadernos e cadernos com meus rabiscos, os quais tinha o cuidado de ilustrar sonhando o dia em que conseguiria transformá-los em livros. Depois, por circunstâncias da vida, esse hábito ficou um pouco de lado e os cadernos acabaram se perdendo.
Há alguns anos, criei o site “Alguma Poesia e Outras Palavras”, que continha toda a minha produção literária “adulta”, mas que acabei substituindo pelos blogs, pela praticidade e funcionalidade dos mesmos.
Meu primeiro blog, o “Revelar”, abriu caminho para os demais: um de crônicas, um de poetrix e poemínimos e um de textos e poemas infantis.
Por gostar demais de fotografia, acabei criando um blog de fotos, o “(In)Foto”,  para mostrar o inverno, o gelo e o frio de Caçador, minha cidade natal. A empolgação me levou a registrar outros aspectos da cidade, e acabei fotografando rios, florestas, flores, paisagens urbanas e rurais, transformando em imagens as sensações dos lugares que a vida me possibilitou estar. Já em Blumenau, criei o “FotoGrafismos”, com uma proposta mais ampla e diversificada em termos de registro de imagem.
Essa brincadeira acabou rendendo ótimos frutos! Há fotos minhas no acervo de alguns sites por esse mundão afora, como o Free Image Finder e outras galerias de imagens; e ilustrando sites de roteiros culturais e turísticos como oViaZoom, o Rota Brasil, entre outros. Tenho fotos de flores e paisagens disponibilizadas num site japonês que nunca tive a competência de decorar o nome! Recentemente, tive a grata satisfação de ceder imagens para ilustrar dois artigos da Wikipédia : um sobre a Floresta Nacional de Caçador e outro sobre a cidade.

Meus Blogs:



Páginas de imagens:





Recanto: Fale sobre como nasceu a “Bárbara Editora” e a importância dela em sua vida hoje.
Helena: A Bárbara Editora foi criada há 15 anos, no Rio de Janeiro, onde Fabiano, meu marido, editava um jornal. Há cerca de dois anos, transferimos a sede da empresa para Blumenau, onde residimos e de onde produzimos livros para autores de diversas regiões do país.
O desenvolvimento das atividades com a editora é imensamente prazeroso e gratificante por me proporcionar o contato com os autores e suas produções e, principalmente, por me permitir tomar parte, de forma efetiva, desse fascinante universo das letras e da produção editorial.

Barbara editora



Recanto: Você tem livros publicados? Poderia nos falar sobre isso?
Helena: Já participei de algumas antologias e estou com um livro infantil, “A menininha e o lápis mágico”, em vésperas de publicação. Esse livro é especial, porque além de ser a realização do sonho de escrever para crianças, também foi ilustrado por mim. A digitalização e arte das imagens está sendo feita pelo Fabiano e está sendo ótimo realizar juntos esse trabalho!
Há ainda o projeto de um livro de poesia e mais dois livros infantis que serão publicados oportunamente.



Recanto: Agora é o momento “Marília Gabriela”. Eu falo uma palavra e você diz o que te vier à cabeça.

Uma música: Não poderia citar uma única música... Gosto de dizer que tenho uma “trilha sonora” para cada momento da vida! Agora, por exemplo, estaria tocando Elis.



Um filme: Talvez seja lugar-comum, mas “Em algum lugar do passado”, de Jeannot Szwarc, é perfeito! Já o vi várias vezes, mas cada vez é única, pelo tanto que me intriga, comove e encanta!




Uma cor: Verde, em todas as nuances possíveis!



Um sonho: Todos!



Uma alegria: Família.

Uma poesia:




Então, voar...


Divino é o momento
em que lembramos nossas asas.

E mesmo que,
por vezes,
o temor das quedas
nos faça estremecer ao voo,
lá do alto,
a contemplação:

o sorriso por dentro do vento,
a visão espantada
diante do milagre do infinito
e a certeza
– esplêndida –
de que,
muito acima de todas as razões,
os céus ainda acontecem...

(Helena Chiarello)


Recanto: Deixe um pensamento, uma palavra ou uma frase que goste para nossos leitores.
Helena: Uma das minhas preferidas, da fabulosa Lya Luft: “Apesar de todos os medos, escolho a ousadia!”



Recanto: Muito obrigada pela gentileza de sua entrevista!
Eu sou verdadeira “ macaca de auditório” de suas poesias e adorei ter feito meu livro “A menina voadora na escola” com vocês da Bárbara Editora!
Desejo muito sucesso no seu novo livro que tenho certeza será maravilhoso! Quando ficar pronto, volte para falar sobre o livro para nós!

Obrigada a você, Menina Voadora, pelo carinho, pela amizade, pela oportunidade e pelo prazer desse momento! Um beijo!




17 COMENTÁRIOS:

Edilene

Adorei saber mais sobre a Helena. Maravilhosa! Muito inteligente! Parabéns Anne pela entrevista tão bem elaborada e as imagens escolhidas. Ficou lindo! Bjs

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS)

Nossa! Maravilhosa!!! Adorei a entrevista e poder conhecer o talento da Helena!
Beijocas nas duas gurias talentosíssimas!

chica

Agora quase caio de bundão aqui... Não é que essa noite sonhei com a Helena.Eu a procurava juntamente com o Anderson e por onde passava perguntava por eles. Ninguém sabia e eu dizia_Mas como? Ela é alta, cabelinhos curtos, carinha de inteligente(não só carinha,rsr)

Foi uma grande busca mas enfim nos encontramos,.Foi tri!!!

E agora, ainda antes de sair, vejo a amigona aqui!!!Adorei a entrevista, saber mais detalhes aqui...
Helena, tive que rir ao ver a danada formiguinha ,lembra que trancou n
o blog? rsrs beijos, beijos às duas,ADOREI!!! chica

Tunin

Talentosa, a moça. Gostei imensamente da entrevista. É bom viver cultura!
Abraços.

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR)

Muito bom conhecer mais uma poeta de muito talento. Seu trabalho é perfeito, Anne. parabéns à poeta Helena Chiarello,a entrevistada . Beijos, amigas.

Verena

Adoramos conhecer um pouco da poeta Helena.
Parabéns pela entrevista.
Beijinhos para as duas
Com Carinho de
Verena e Bichinhos

Unknown

Esse Recanto traz sempre alguém com muito talento. E na cidade de Caçador meu passou parte da sua vida.Grande abraço.

Evanir

Anne,sempre vou no blog mesmo tendo o link do recanto no meu blog.
Hoje resolvi vir no recanto foi uma alegria ler a entrevista da amiga
Helena .
Quanto talento tem essa moça além de ser uma linda mulher.
Fico imensamente feliz em ter conhecimento da inteligencia e grandeza de uma pessoa amiga.
Parabéns,Helena você merece essa linda homenagem .
Anne ,você é muito especial para mim .
Um feliz final de semana.
Beijos ..Evanir.

Marcio JR

Oi, Anne.

Sou meio suspeito para falar de entrevistas. Você sabe que adoro, e depois daqueles ensaios que fiz no Arena, dá uma saudade danada da produção e interação com o entrevistado.

Te confesso que ainda não conhecia a Helena, mas ela falou de um mundo que conheço bem, que é o editorial.

Adorei a entrevista, e vou conhecer a Helena, principalmente em seu blog de crônicas.

E olha, depois dessa maravilhosa entrevista, o comentário da Chica... kkk. Tinha que ser ela mesma, pra me extrair um sorriso, mesmo com um dente quebrado.

Anne, tudo fantástico. Parabéns. E abraços para a Helena também.

Marcio

Helena Chiarello

Anne!!

Que presente gostoso essa entrevista!

Perdoe a demora em vir aqui, agradecer "por escrito" esse carinho tão gostoso!

Adorei responder essa entrevista! E gostei imensamente de estar aqui, nesse espaço tão especial, em meio a tantas pessoas queridas e tanta coisa interessante e bonita!

Obrigada, menina voadora, por esse momento tão gostoso!

Um beijo!

Helena Chiarello

E voltei pra dizer que fazer o teu livro, "A Menina Voadora na Escola", foi um prazer imenso!

Uma história ótima, contextualizada, didática, dinâmica e muito bonita! As ilustrações do Carlos são muito legais!

E vamos pensar no próximo! rss

Um beijo "nosso" pra você, desejando altos voos para essa "menina voadora" tão especial!

Gaivotadourada22

Parabéns Anne, pelo maravilhoso Blog e pela entrevista com Helena, amiga que guardamos no coração! Sou completamente fã de carteirinha dessa Poetisa Maravilhosa! Toda sua manifestação criativa é definição plena do que seja Sensibilidade!!! Faz Poesia quando Fotografa... Faz Fotografia quando Poematiza, pois revela a Alma daquilo que cria!!!


Aplausos a vocês DUAS!!!
Beijos Mil!

Anderson Fabiano

Bom dia,Menina!

Era inevitável passar por aqui, inda mais depois desse belíssimo "regalo" que sua generosidade proporcionou a "minha poetinha".

Mesmo suspeito pra dizer alguma coisa, creio que Helena é uma "adorável bomba" prontinha pra estourar. Se um dia conseguir vencer sua timidez poética, entendo que darei ao mundo uma das mais expressivas poetas contemporâneas.

Do fundo do coração, meu mais simples e sincero muito obrigado.

Meu carinho,

Anderson Fabiano

Leninha Brandão

Anne querida,

Encontrar a querida Helena aqui foi um presente...amo tudo que ela escreve,tanto a poesia quanto a prosa e suas fotos...apaixonantes.
Sua entrevista foi muito bem conduzida,vc tem o DOM,amiga,de nos alegrar,nos encantar e trazer vibração para o nosso dia.
Obrigada e parabéns às duas muito queridas.
Bjssssss,
Leninha

Tyrone

Muito me orgulho de tê-los como amigos, casal 20. Quisera que um pouco desses talentos espargissem sobre mim.

Majoli

Helena é linda, não só por esse sorriso cativante, por esse brilho ímpar do olhar, pela amizade, pelo carinho que dedica aos amigos, mas também por ser essa mulher de fibra e essa POETISA MARAVILHOSA.
Me encantei com a reportagem, amei as perguntas e através das respostas fiquei muito feliz em conhecer mais um pouquinho dessa menina-mulher que eu admiro por demais.

Beijos pra você linda amiga Helena.

Parabéns Anne pela entrevista.
Beijos com carinho.

Flor.MCecilia

Lindo Dia .Um SOL a aquecer e Iluminar.Parabéns Ana pela excelente entrevista e compartilhar ela para os seguidores desta grande Escritora Helena.
Foi mesmo uma honra para mim poder desfrutar destes momentos aqui.Helena parabéns por tudo que és.principalmente pela Essência que realça em ti.Parabéns duplos.Gostei.Bjus\Flor*

Photobucket

Compartilhe