• Anne Lieri

  • Anne Lieri

  • Anne Lieri

  • Evanir Garcia

  • Jonas Sanches

  • Franciangela

  • Nato Matos

18/04/2013

Se você quer aprender tem que estudar



Se você quer aprender tem que estudar

(Bergilde Croce)




Vivemos constantemente tendo que tomar decisões cujos resultados nem sempre correspondem às nossas expectativas.Acontece comigo e com todas as pessoas deste mundo.A diferença está no modo como cada um percebe isto.

Somos responsáveis pelas escolhas que fazemos e também pelos sentimentos que  se formam dentro de nós a partir delas.Logo,podemos escolher todos os dias entre estar tristes,desanimados ou enfrentar os desafios com coragem e determinação.


Muitas daquelas chamadas 'frases feitas' de circunstância,auto-ajuda,ou qualquer outra coisa como queiramos chamá-las, podem ter seu lado terapêutico positivo também.

Por exemplo,no início das nossas férias pasquais meu filho mais velho(7 anos)  tinha muitas tarefas de casa para fazer e pouca vontade de levá-las à conclusão de acordo com a meta que estabelecemos para cada dia,mesmo sendo um menino além de inteligente muito interessado pelos estudos.'Desenha já quase com a perfeição de um ilustrador'-  dizem as professoras,deixando a mãe sempre babada de tanto gosto toda vez que escuta os elogios e vê as notas 'delle pagelle'(boletins escolares).
continue lendo...

Fato é que o sistema escolar daqui adotando 
a avaliação continuada, praticamente toda semana na escola há provas escritas e orais além dos projetos com trabalhos e experiências práticas em laboratório de ciências e informática desenvolvidos quase que diariamente pelas crianças.por não falar dos livros de literatura  infanto-juvenil italiana que são lidos e discutidos a cada duas semanas,dos recitais de poesia e música e do esporte que é vivenciado em forma de educação psicomotora.

Uma 'rotina escolar muito puxada' e cheia de compromissos e responsabilidades  aos olhos de uma  mãe educadora.

Porém, são estas as exigências do mundo moderno,justifica o pai.Tenho que admitir que há razão nas suas palavras. Entretanto,quando possível procuramos deixar de lado a agenda de tantos empenhos e vivemos apenas o lazer por puro lazer,isto é,o brincar por brincar e divertir,preferivelmente ao ar livre despreocupadamente.


Assim,tornando ao exemplo familiar, chamou nossa atenção a reação da irmã de cinco anos que, sem que menos esperássemos saiu com esta expressão:"Se vuoi imparare devi studiare"(Se você quer aprender tem que estudar) repetindo sempre na hora dos deveres do menino,chegando a funcionar como uma espécie de mantra porque parece que ele ouviu e introjetou como lição,conseguindo terminar e aprender todo o conteúdo para o período estipulado de modo até mais bem humorado e confiante com esta ajudinha inspirada.


É necessário pois aprendermos a enfrentar a vida com a leveza que continuamente nos ensinam nossas crianças,sem nos deixarmos absorver pelas dificuldades,sejam elas quais forem,pequenas ou grandes dependendo do ponto de vista de quem as deve afrontar,procurando aceitar as próprias limitações e, principalmente, não julgando os outros.


Muitas vezes o auxílio chega de onde menos esperamos!



Visite a autora: Bergilde Croce


3 COMENTÁRIOS:

chica

Bergilde fala sempre com sabedoria e experiência e é uma pessoas que tenta acertar sempre. Educa carinhosamente e com firmeza, mostra caminhos. Adoro estar lá para ler seus escritos!

beijos às duas,chica

Luna Di Primo

um belo texto de incentivo. bjuuu de lindo dia

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS)

Mostrando caminhos! Muito bom o texto.
Beijinhos meus!

Photobucket

Compartilhe