• Anne Lieri

  • Anne Lieri

  • Anne Lieri

  • Evanir Garcia

  • Jonas Sanches

  • Franciangela

  • Nato Matos

10/07/2014

A praça dos sonhos

A praça dos sonhos

(Dora Duarte)


Uma noite de sábado friorento fizemos uma reunião (...). No quadro de prioridades foi estabelecido o seguinte: uma das mais urgentes foi escolher o nome da nossa praça - já estava definida a rotina de limpeza e a recuperação dela. Terreno este, doado aos moradores.

A curto prazo, em consenso com a maioria, foi batizada de "Praça dos Sonhos". Este nome, bem sugestivo, foi inspirado numa peça infantil que assisti com o meu filho, na sua infância. Tratava-se de uns moradores urbanos lutando pelo direito de ter um espaço verde, onde todos pudessem se beneficiar. Eram formiguinhas contra formigões do mundo imobiliário, uma batalha desigual mas conseguiram.

História semelhante a nossa, com um agravante: aqui o terreno estava sendo utilizado para "plantar lixo e nascer grandes entulhos" - pilhas de sobras de materiais de construção misturados com latas, plásticos, sofás, bidês, cadeiras, colchões e por aí vai (...). O mato crescia junto agredindo a natureza.

Os moradores do bairro limpavam e novamente o entulho aparecia. Até que (um pequeno grupo formado por uma moradora) resolveram arregaçar as mangas e cuidar, adotar a praça, limpando e plantando mudas de várias espécies. Instalamos um balanço, uma gangorra de pneus velhos para as crianças, e, logo desistiram de jogar lixo lá. Em pouco tempo as crianças e passarinhos tomaram conta do lugar .

"1x0" para os que desejam fazer, acreditar que tudo se pode quando aposta e confia na esperança de um lugar melhor, dedicado a uma gente tão carente de espaço e lazer. É pouco ainda, temos que fazer muito mais pela Praça dos Sonhos.





Visite a autora em seu blog:




8 COMENTÁRIOS:

chica

Que linda transformação! Beleza! As crianças precisam lugares assim!beijos às duas! chica

Daniel Costa

Anne

Praça dos Sons é um grande exemplo cívico que Dora Duarte, demostra,
Beijos

Carmen Lúcia.Prazer de Escrever

Oi Anne,se todos se conscientizassem em limpar um terreno e fazer essa pequena praça,seria muito bom.
Adorei as fotos e postagem da amiga que ainda não a conheço.
bjs
Carmen Lúcia.

DoraDuarte

Obrigada Anne por divulgar esta ideia e aos demais blogueiros...Estamos sim empenhados em melhorias do lazer para os pequeninos, que até são criticados por brincar ainda nas ruas, quando nem toda criança tem este privilégio. Beijos.

Poesia do Bem

Bom seria que todos cuidassem das praças, plantassem árvores e flor. Bjs

Maria Alice Cerqueira

Que lindo projeto!
A praça dos sonhos vai trazer muitas alegrias!
grande abraço!
Alice

Célia

Excelente atitude! É de proatividade que o nosso país necessita. Não adianta esperar. Precisamos fazer acontecer. Parabéns pela iniciativa!
Abraços.

LUCONI MARCIA MARIA

Que ideia maravilhosa, quando o povo se ajunta motivados por um bom motivo, humanitário ou comunitário, sempre belos frutos são colhidos, parabéns Dora belo exemplo, beijos Luconi

Photobucket

Compartilhe