• Anne Lieri

  • Anne Lieri

  • Anne Lieri

  • Evanir Garcia

  • Jonas Sanches

  • Franciangela

  • Nato Matos

05/08/2018

Recanto entrevista João Paulo Hergesel, vencedor do premio Barco a Vapor 2018


Nosso entrevistado de hoje é João Paulo Hergesel, escritor de 25 anos, doutorando em Comunicação (UAM), mestre em Comunicação e Cultura (Uniso) e licenciado em Letras (Uniso). Dedica-se à produção literária, com foco na literatura infantojuvenil, e à pesquisa na área da Narrativas Midiáticas com foco no estudo do estilo. Autor de livros com temáticas diversas e com participações em várias antologias, coleciona dezenas de prêmios literários, nacionais e internacionais. Hergesel também é membro correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni, da Academia Cearense da Língua Portuguesa, da Academia Cearense de Letras, da Academia Lavrense de Letras, da Academia Olindense de Letras e da Academia de Letras de Campos do Jordão.




 R- Primeiramente, quero parabenizá-lo mais uma vez pelo prêmio literário que recebeu. Muito merecido!

JP- Eu agradeço o carinho e o convite para esta nossa entrevista.


R-João Paulo, onde você nasceu e onde mora hoje?

JP- Nasci em Sorocaba, no interior de São Paulo, mas sempre morei em Alumínio, cidade vizinha. Resido nela até hoje.



R- Como foi sua infância? Têm irmãos, irmãs?

JP- Tenho dois irmãos e uma irmã, todos mais velhos, casados, com filhos. Sou o caçula da família.


R-Quando escrevia no Recanto das Letras, você imaginava que um dia receberia esse prêmio tão importante?

JP- Os sonhos sempre existiram, mas a ideia de concretização era mínima. Quando comecei a escrever no Recanto das Letras, eu tinha 15 anos, estava descobrindo meu estilo literário, não tinha muito conhecimento sobre literatura e narrativas. O tempo contribuiu para meu amadurecimento.




O Prêmio Barco a Vapor (Premio El Barco de Vapor) é promovido pela Fundação SM nos nove países em que o grupo atua: Brasil, Chile, México, Argentina, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, Peru e Espanha. A iniciativa, que surgiu na Espanha em 1978, visa revelar novos autores, estimular a criação literária nacional e propiciar aos jovens leitores o acesso a textos inéditos e de qualidade. No Brasil, o Prêmio existe desde 2005 e pelo 13º ano consecutivo é possível inscrever-se para uma das mais importantes distinções nacionais concedidas à literatura infantil e juvenil.


R-Conte para os leitores do Recanto como recebeu a notícia de que foi o vencedor do Barco?  E sua família?

JP- Eu havia acabado de acordar, nem tinha tomado café da manhã, e comecei a receber notificações do Facebook, de amigos me marcando em postagens na página da Fundação SM e do Estadão. Quando vi o que era, nem acreditei. Durante uns dois dias, fiquei me sentindo aéreo, atônito, sem que a ficha realmente caísse. A família, acredito, ficou igualmente em choque, mas ao mesmo tempo orgulhosa pela conquista.



R- Fale um pouco do seu livro “Que presepada!” ( Vencedor do premio Barco a vapor).  Do que se trata e como se inspirou para escrevê-lo?

JP- O livro é sobre uma vaca que trabalha no presépio vivo da fazenda todo fim de ano, mas ela tem o desejo de ser maior, de se tornar rena de Papai Noel. A história se foca nos obstáculos e na persistência dela para conseguir chegar ao Polo Norte e conversar com o Bom Velhinho. A inspiração, creio, surgiu quando vi a vaca no presépio de casa (era época de Natal) e fiquei me perguntando se ela não tinha vontade de se destacar nessa época do ano. Resolvi, então, unir a luta pelos sonhos, a superação dos preconceitos e a autoaceitação numa obra infantojuvenil.




R-Quando vai ser publicado o livro e onde poderemos comprar?

JP-O livro será lançado em 18 de outubro deste ano, quando ocorrerá a cerimônia de premiação. Acredito que, após essa data, ele estará disponível nas livrarias, tanto físicas e virtuais.




R-Você sempre teve o sonho de ser escritor, mas sei também que não ficou parado esperando cair do céu e começou com que idade? Conte como se preparou para sua carreira.

JP-Desde criança, sempre gostei de ouvir e inventar histórias. Quando dominei a leitura e a escrita, foi uma verdadeira diversão: eu podia registrar aquilo que minha mente criava. Foi aos 8 anos, durante um festival estudantil realizado pela prefeitura da cidade, que obtive meu primeiro prêmio literário. Mesmo assim, até os 14 anos, eu mantinha tudo que escrevia arquivado apenas para mim, pois acreditava que não interessaria a mais ninguém. No entanto, depois de descobrir algumas comunidades no Orkut em que jovens escreviam e compartilhavam suas histórias, que eu decidi me entregar ao mundo da literatura.



R-Você tem quantos livros publicados? Deixe um link onde as pessoas possam adquiri-los.

JP-Tenho, até este início de agosto, 14 livros publicados, mas alguns já estão no prelo: até o final do mês, acredito que será lançado um romance adolescente (parceria das editoras Telucazu e Patuá) e em setembro já está confirmado o lançamento de três livros acadêmicos (pela editora Provocare). Tenho um paradidático em edição (pela editora Fragmentos) e esse infantojuvenil premiado no Barco. Se tudo der certo, encerrarei 2018 com vinte livros no mercado, fora as antologias. Os já lançados podem ser adquiridos no site: http://www.jogodepalavras.com/.




R-Vc recebeu diversos prêmios literários. Como foi essa conquista? Como se sentiu?

JP- Cada prêmio literário tem sua importância e uma reação diferente. Houve uma época em que eu vivia praticamente para a escrita (além da escola) e acabava participando de tudo que aparecia pela frente. Depois, quando a vida começou a ficar corrida e eu experimentei o que é ser um adulto, passei a selecionar os concursos literários, o que diminuiu minhas participações consideravelmente. Mesmo assim, mais do que quantidade, venho priorizando a qualidade das premiações. A maior conquista com o retorno é a visibilidade que isso nos dá.





R- Você tem uma Editora também. Como surgiu essa ideia?  É algo que curte fazer? Deixe o link do site.

JP- A editora surgiu de um suspiro. Eu estava na faculdade de Letras e queria trabalhar como revisor, mas não havia editoras na região para que eu pudesse ser contratado; o jeito era trabalhar como freelance. Para isso, no entanto, era preciso ter uma empresa que emitisse as notas fiscais pela prestação de serviços. Assim, surgiu a Jogo de Palavras... Que depois de alguns anos passou a publicar obras de minha autoria e de outros escritores.




R- Deixe uma mensagem para os jovens escritores como você.

JP- Se você tiver um sonho e o mundo lhe der as costas, pule nele e brinque de cavalinho. Nada – realmente nada – é impossível em se tratando de conquistas e superações.



R- Obrigada por me conceder essa entrevista. Desejo um super sucesso para você, porque merece muito tanto pelo seu talento como pela seu jeito simples de ser!

JP- Eu que agradeço o carinho e a oportunidade.




Quem quiser adquirir os livros do João Paulo é só entrar no site da editora:
 Jogo de palavras.

Abaixo alguns de seus livros:











* imagens do acervo do autor.

11 COMENTÁRIOS:

chica

Anne, que linda entrevista que mostra claramente o quanto é preciso acreditar e investir nos sonhos! Parabéns ao João Paulo e desejo o maior sucesso pra ele sempre! beijos pra ti! Bom te ver aqui de novo! chica

Calu Barros

Uma entrevista realmente motivadora, Anne. Parabéns ao João Paulo. Muitas venturas em sua brilhante carreira.
Abraços aos dois,
Calu

João Paulo Hergesel

Muito obrigado pelo carinho, Anne! Espero que essa entrevista possa motivar os jovens autores a não desistirem de seus sonhos. :)

Poesia do Bem

Os sonhos alçam voos nas leituras, na poesia, na escrita. Parabéns

LUCONI MARCIA MARIA

Querida Anne quero te parabenizar pelas entrevistas que voltaram e pela escolha do primeiro entrevistado o João Paulo,excelente, ele nos passa importante mensagem.bjos

RUDYNALVA

Anne!
Gosto demais de entrevistas, porque podemos conhecer os autores e suas obras.
Maravilhosa entrevista.
sucesso para o escritor.
Uma ótima semana!
“As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?.” (Mahatma Gandhi)
cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA AGOSTO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

Patrícia Pinna

Bom dia, Anne.
Que bela entrevista!
Muita garra e talento desse jovem escritor.
Sem perseverança, de fato, não conseguiremos nada.
Parabéns e sucesso aos dois!
Saudades!
Beijos na alma.

CÉU

Olá, querida Zizi!

E botou bem a cabeça pra funcionar, minha amiga!

Uma cadeirinha dessas é tudo o que todo o mundo quer. Espreguiçadeira é o nome dela e tem toda a razão de ser. Aí nos esticamos e a preguiça agradece -rs. Nos sentimos tão aliviadas! Eu não tenho nenhuma, pke ainda não tenho tempo para aliviar a coluna, que ainda está satisfatória.

Compre, compre, minha linda, embora sua varanda não seja mto grande. Ela ha de lá caber e nela você se deitará, repousará e verá a natureza e o céu.

Seu marido tem de entender sua necessidade de relaxar. Ele vai entender, tenho certeza.

Beijos e bom final de semana, já com espreguiçadeira de preferência.

Blogger

Your Affiliate Money Printing Machine is waiting -

And making money with it is as easy as 1, 2, 3!

It's super easy how it works...

STEP 1. Tell the system which affiliate products you want to push
STEP 2. Add some PUSH button traffic (it ONLY takes 2 minutes)
STEP 3. Watch the system grow your list and sell your affiliate products for you!

Do you want to start making profits?

Click here to make money with the system

ROSELINE DAVIDSON







i couldn't believe that i would ever be re-unite with my ex-lover, i was so traumatize staying all alone with no body to stay by me and to be with me, but i was so lucky one certain day to meet this powerful spell caster Dr Akhere, after telling him about my situation he did everything humanly possible to see that my lover comes back to me, indeed after casting the spell my ex-lover came back to me less than 48 hours, my ex-lover came back begging me that he will never leave me again, 3 months later we got engaged and married, if you are having this same situation just contact Dr Akhere on his email: AKHERETEMPLE@gmail.com thanks very much sir for restoring my ex-lover back to me, his email: AKHERETEMPLE@gmail.com or call / whatsapp: +2349057261346












































































































































































hindi ako makapaniwala na kailanman ay muling makiisa ako sa aking kasintahan, labis akong na-trauma sa pananatiling nag-iisa na walang katawan na manatili sa akin at makakasama ko, ngunit napakasuwerte ako sa isang tiyak na araw upang matuganan si Dr Akhere, matapos sabihin sa kanya ang tungkol sa aking sitwasyon ginawa niya ang lahat ng makataong posible upang makita na ang aking kasintahan ay bumalik sa akin, sa katunayan matapos na ihagis ang spell ang aking dating kasintahan ay bumalik sakin ng mas masg 48 now, dumating ang dating kasintahan ko. bumalik sa pagmamakaawa sa akin na hindi na niya ako pababayaan, 3 buwan mamaya kami ay nakipag-ugnay at nag-asawa, kung nagkakaroon ka ng parehong sitwasyong ito makipag-ugnay lamang kay Dr Akhere sa kanyang email:
AKHERETEMPLE@gmail.com maraming salamat sa sir sa pagpapanumbalik ng aking dating kasintahan bumalik sa akin, ang kanyang email: AKHERETEMPLE@gmail.com o tumawag / whatsapp: +2349057261346

شركة تنظيف بالدمام







الخدمات المنزلية بمدينة الجبيل
شركة تنظيف منازل بالجبيل
شركة تنظيف سجاد بالجبيل
شركة تنظيف خزانات بالجبيل
شركة تنظيف شقق بالجبيل
شركة تنظيف فلل بالجبيل
شركة تنظيف مجالس بالجبيل
شركة مكافحة الحمام بالجبيل
شركة مكافحة حشرات بالجبيل
شركة مكافحة النمل الابيض بالجبيل
شركة تسليك مجاري بالجبيل

Photobucket

Compartilhe