• Anne Lieri

  • Anne Lieri

  • Anne Lieri

  • Evanir Garcia

  • Jonas Sanches

  • Franciangela

  • Nato Matos

21/09/2013

O poder e sua sedução

O Poder e sua sedução
(Bergilde Croce)



"De todas as paixões que agitam a sociedade, a mais funesta e sanguinária é a ambição do poder. "Gonçalves  Magalhães


Refletindo sobre o momento político em que o país onde vivo está passando surge em minha mente uma ponderação  mais abrangente e dialética acerca da sedução que esse  poder exerce nas pessoas.

Assim, percebo o poder como árduo e sedutor:
Governo,autoridade,força,domínio-nas mãos de quem governa,e em meio a tudo isso surgem lutas,sofrimentos,incompreensões,calúnias,traições,que exigem boa tática,reflexão madura e sábia prudência.

Raros são aqueles que,no exercício do poder,não se desmandam em atitudes censuráveis e,não se tornam corruptos,arbitrários,esquecídos de deveres e promessas feitas em campanhas eleitorais.

O poder atrai o fascínio das massas,desperta a ambição da classe aristocrática,provoca a perfídia dos difamadores,interesse dos arrivistas,estimula a revolta dos prejudicados,e também assusta os fracos,atemoriza os tímidos,afugenta os indecisos,os covardes.Sobrevivem nessa esfera apenas os mais fortes,renhidos nas lutas necessárias.

O poder envaidece quem governa,induzindo ao abuso de autoridade,'excesso de poder',encobrindo tanta improbidade.Talvez por isso é que diz o provérbio popular-" Se queres conhecer o vilão, mete-lhe a vara na mão".

Entretanto,o poder implica dever que, nas mãos de incompetentes,constitui grande mal à coletividade,nas dos inescrupulosos,desmoronamento administrativo,nas de políticos revoltosos,perturbação e insegurança do bem comum,nas dos ditadores,menosprezo ao direito,nas dos bons governantes(cada vez mais raros serem identificados),a paz,o progresso e a melhoria das condições de vida de cada cidadão.

É ainda obrigação,de cumprir e fazer respeitar as leis,cuidar do bom andamento da administração pública,atender as necessidades do povo.Pensando bem isto é um pesado encargo e,se  considerado em todos os seus aspectos práticos não é que parece assim tão sedutor.

Os assaltantes do poder constituem a cáfila dos exploradores do povo.Homens sem Deus,sem princípios,sem moral.Vencem pela audácia,demagogia astuta,e em muitas vezes até pelo crime.Ignoram o que seja responsabilidade e compromisso com quem deles ingenuamente confiou.

Contudo, não posso não pensar que esses maus governantes e políticos desonestos um dia terão que acertar suas contas e pagar por seus erros também.



Visite a autora clicando em seu nome:




5 COMENTÁRIOS:

chica

Bergilde sempre tem seus posicionamentos firmes, bem ponderados e se posiciona muito bem diante dos temas. Sabe bem passar os recados. Adoro ler seus textos e esse ,mais um dele, importantes e fortes! beijos às duas,chica

Unknown

Querida muitas pessoas maravilhosas eu conheci aqui, vou la conhecer mais uma ,pelo que vc postou deve mesmo ser maravilhosa, e adorei o texto
O poder da sedução.......quantas coisas acontece com isso

Tenha um bom final de semana
Bjussss

Abraços com carinho

└──●► ¸.·*Rita!!

Anônimo

Anne! Excelente texto. O poder deixa a pessoa muito vaidosa. Beijo e ótimo fim de semana!

Bergilde

Anne,bom dia e um final de semana especial pra ti!
Relendo e também agradecendo pela tua generosidade e carinho constantes,obrigada de coração!

Edna Lima

Adorei ver o sua posição à bandalheira que ocorre em nosso país.E também pelo mundo afora..As coisa estão de maneira tal,que temos vergonha de ser honestos.
Bela homenagem da Anne pra ti.
Uma bela escolha e parabéns por escrever tão bem.
Beijos da amiga Edna

Photobucket

Compartilhe