• Anne Lieri

  • Anne Lieri

  • Anne Lieri

  • Evanir Garcia

  • Jonas Sanches

  • Franciangela

  • Nato Matos

15/07/2014

Biografia de um poeta

Biografia de um poeta
(Ernesto Vita)



O poeta Ernesto Vita, natural de Cacuaco, província de Luanda em Angola, encontra-se há quatro anos no Brasil trabalhando, estudando e fazendo poesias, principalmente com as lembranças de sua terra e de sua gente. Formado em Geografia e História em Angola e em cursos técnicos no Brasil, tem como meta principal desenvolver a escrita, que é a forma de arte com a qual sempre se identificou.

Vita faz parte da primeira geração de poetas pós-revolução colonial de Angola em 1975; portanto, não viveu os horrores da guerra, porém, participa ativamente da reconstrução ou formação de seu país, que conta apenas com 38 anos de independência. Um país que tem de se reinventar e se reconstruir a partir de duas guerras: a colonial, pela independência, e a civil para se firmar como nação soberana.

Ernesto Vita tem como referência a atuação de Agostinho Neto, o herói revolucionário de Angola e também poeta, que cantava as dores de seu povo. E observa-se em sua poesia um mourejar melancólico. Primeiro por uma saudade inaudita de sua terra; depois, como na poesia de Agostinho, por uma preocupação social com seu povo que luta bravamente por reconstruir seu país depois de uma devastadora guerra fratricida.

Sabemos que um escritor está em consonância com seu tempo e uma das situações em que o poeta se debruça constantemente é o drama da falta de oportunidades de sobrevivência por que passa sua gente. Esse drama faz com que jovens deixem a terra natal em busca de oportunidades que não encontram lá. Entretanto, nosso poeta convive com a pretensão de breve retorno, levando consigo as experiências adquiridas no Brasil. O poeta angolano admira a gente brasileira, que também labuta, a despeito de uma classe de políticos que pouco atua em benefício do povo, quadro que, segundo seu pensamento, se assemelha à situação de Angola.






Visite o autor:


6 COMENTÁRIOS:

Riri Maysyuri

come visit here for the first time, the article is interesting and very beautiful. yes introductory greeting friends, awaited visit behind

chica

Que linda biografia e trabalho! beijos,tudo de bom,chica

Carmen Lúcia.Prazer de Escrever

Lindo trabalho.
Parabéns amiga Anne.
bjs
Carmen Lúcia.

Ana Bailune

Olá, Anne.
Esta também é amissão do escritor e do poeta: mostrar o que está submerso na história das pessoas.

Daniel Costa

Anne

Como fiz comissão na guerra colonial em Angola, uma vez passei por Cacuaco. Como estou muito agregado ao movimento literário da Lusofonia, me permite saber que Angola, sobretudo através Brasil, está a projetar muito os seus escritores. Como a literatura promove um povo,
aquele país de inúmeros recursos matérias, virá a impor-se.
Beijos

Célia

Um trabalho que merece todo apoio, pois é muito desgastante, e ao mesmo tempo, traz a sobriedade de quem sabe fazê-lo e fazer com pertinência. Belo enfoque.
Abraço.

Photobucket

Compartilhe